Consultoria empresarial: o que é, para que serve e seus benefícios

Serviço de Consultoria empresarial especializada em redução de custos - Souf Consultoria Empresarial

Sabemos que a consultoria empresarial é um serviço que pode gerar muitas dúvidas quanto aos seus benefícios, e se você chegou até aqui, provavelmente tem algumas delas.

Mas, não é preciso tê-las por que a consultoria é um dos pontos fundamentais para levar a atenção do gestor para aquilo que é mais importante na empresa, que são os resultados do negócio.

Sendo assim, a consultoria em uma empresa tem a função de identificar as exigências da empresa, mapeia toda sua atual situação e procura por resoluções inteligentes para promover o aumento de performance e eficiência.

Durante todo o processo de análise, o profissional consultor ainda auxilia os gestores e seus líderes nas tomadas de decisões da empresa, de forma que eles consigam comandar a empresa de um jeito mais preciso mantendo sempre o alvo no crescimento.

Além disso, a melhor parte de se ter um consultor de empresas é sua imparcialidade. Se deseja saber mais sobre este negócio, então continue lendo o artigo.

Análise Gratuita de Consultoria em Redução de Custos - Souf Consultoria Financeira

O que é consultoria empresarial?

Para ficar claro, o serviço de consultoria empresarial tem como foco principal identificar e prestar soluções de problemas do negócio, além de prestar orientação na administração da empresa.

Um consultor é basicamente um especialista em um assunto.

Assuntos esses que envolvem necessidades ou problemas.

Sendo assim, se trata de uma direção dada por um profissional para que se tenha uma gestão eficaz e competitiva.

E, para que a produtividade e o crescimento melhorem, assim como as tomadas de decisões e a redução de custos nas empresas.

O serviço de consultoria tem como objetivo identificar e diagnosticar tudo aquilo que um negócio precisa, a fim de gerar melhores resultados e avanços.

Para que isso seja possível, ela analisará como se encontra a atual gestão. De modo que, seja possível encontrar pontos de melhorias.

O que faz um consultor?

Podemos dizer que o consultor é alguém especializado e com olhar crítico para, de acordo com as necessidades de cada negócio, atuar:

  • Identificando problemas;
  • Traçando estratégias para melhorias;
  • Otimizando processos internos.

A consultoria entra como peça fundamental para mostrar aquilo que os gestores não são capazes de enxergar por estarem comprometidos com a prática e estarem envolvidos diretamente.

Logo, se faz extremamente necessária na resolução de demandas não resolvidas e na manutenção de uma empresa.

Uma consultoria pode atender diversos ramos, como a financeira, o RH, o marketing e devem ser solicitadas de acordo com cada área de necessidade, como veremos mais à frente.

Basicamente, a consultoria empresarial é fundamental para levar a empresa a alcançar resultados que sejam satisfatórios. Incluindo a redução de custos operacionais, por exemplo.

Ao longo do processo de análise, a consultoria se torna essencial para que falhas sejam expostas.

E desse modo, possam ser consertadas para que a empresa explore todo o seu potencial e, o potencial que a equipe de colaboradores tem a oferecer.

Dessa forma, ela é uma ótima opção para o estabelecimento de metas inteligentes e reais, conforme o negócio se apresenta.

Metas de curto, médio e longo prazos serão sempre exigidas!

É a partir dessas metas, que são traçadas as ações de mudança para que o gestor possa colocá-las em prática e assim, a empresa consiga chegar nos objetivos que já delineados anteriormente.

A consultoria empresarial é indispensável no planejamento de estratégias de um negócio.

Um dos maiores motivos para que a contratação de um serviço de consultoria seja feita é porque a tarefa de tomar decisões de mudança, nem sempre é fácil para o gestor.

E por isso que esse serviço é tão relevante, pois o profissional estudado e altamente capacitado detém total conhecimento para orientação e liderança, sobre a melhor forma de administrar alterações necessárias para dentro da empresa.

Portanto, executar uma consultoria empresarial traz inúmeros benefícios, entre eles a capacidade de ter um diferencial competitivo dentro da área de atuação.

Qual a importância da consultoria empresarial?

Muitos gestores têm o pensamento de que a consultoria é um luxo e um investimento desnecessário.

Mas isso, como já era esperado, é uma grande mentira.

Qualquer empresa pode contratar os serviços de consultoria, aliás, ele é fundamental antes mesmo de algum risco acontecer pois gera várias ideias para redução de custo na empresa.

A consultoria tem o poder de potencializar resultados. Sendo assim, ela não é um gasto extra e sim um investimento essencial para que você ganhe no todo.

Consultoria empresarial e o foco nos objetivos:

Então, isso significa que os consultores têm como objetivo principal, trabalhar a partir da situação que a empresa do cliente se encontra e dar início a métodos já visualizando o futuro da empresa.

Esse é um fator importante: o trabalho de uma empresa de consultoria de negócios está relacionado à construção das coisas e à consecução de objetivos.

Trata-se então de algo do futuro e, que às vezes, ainda nem existe. Somente o tempo poderá mostrar o resultado obtido com uma consultoria feita.

Principalmente quando ela acaba. E na maioria dos casos, mesmo após o término dela, os resultados continuarão aparecendo.

A consultoria não é algo que traz resultados imediatos.  É preciso uma longa análise para que cada ponto seja apurado.

Como já foi dito, a consultoria faz atuação em diversos setores, então é fundamental que, pelo menos, o gestor saiba reconhecer os pontos a serem trabalhados.

São diversas as opções e a escolha certa é que vai determinar o sucesso da consultoria.

Outro ponto é que qualquer empresa, independente do seu ramo, pode obter uma consultoria empresarial.

Uma questão que as vezes impedem os gestores de contratarem um serviço de um consultor, é por terem medo de perderem sua autonomia.

Porém, o serviço de consultoria empresarial serve justamente para dar ao gestor ainda mais autonomia, só que dessa vez, uma autonomia mais precisa.

O trabalho que acontece dentro de uma empresa se dá de forma unificada entre gestor e consultor.

Então, se uma empresa contrata o serviço de consultoria e espera que apenas o consultor faça com que os resultados aconteçam sem que ele trabalhe junto, provavelmente esse será o erro que fará com que a empresa não prospere.

Dessa forma, todo processo deve ser tratado como uma parceria.

Serviço de redução de custos - Souf Consultoria Financeira em Redução de Custos e Despesas

Áreas de atuação da consultoria empresarial

Dentro de uma empresa, o consultor pode atuar nas seguintes áreas.

1. Consultoria financeira:

Duas das principais ações da consultoria empresarial com foco nas finanças são:

  • Redução de despesas e custos;
  • Aprimorar o fluxo de caixa.

Desse modo, ela se volta diretamente aos resultados e formas de como reduzir custos na empresa. Para que isso seja possível, em primeiro lugar é feita uma avaliação do negócio.

Ao compreender sua situação presente, fica mais fácil desenvolver planos de estratégicos para combater pontos críticos.

O objetivo principal aqui, é fazer com que a empresa gere maneiras mais sustentáveis e que sejam mais lucrativas, levando em consideração todo o potencial de investimento.

2. Consultoria de gestão:

Como o nome já indica, esse serviço tem por objetivo promover melhorias diretas na administração da empresa.

Em geral, resolvendo pendências e mapeando oportunidades. Com uma pegada estratégica bem forte, através de análises a consultoria apontará caminhos mais assertivos.

Facilitando assim, a tomada de decisões alinhadas aos objetivos da empresa, ao passo que, ainda ajuda na aplicação de boas práticas junto aos gestores.

3. Consultoria comercial:

Focada ainda na criação de um plano de vendas, a consultoria empresarial aqui se volta a estratégias comerciais.

Podendo ainda, ser utiliza por empresas que não enfrentar problemas, mas visam escalar resultados. Em todos os casos, ela é muito indicada para melhorar o fluxo de caixa.

Sendo assim, o profissional responsável auxilia na identificação do problema e então, direciona a empresa sobre como eles devem exercer as estratégias eficientes que trarão resultados.

4. Consultoria empresarial de marketing:

Nos dias atuais ter uma presença digital é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.

Frente a isso, esse tipo de consultoria empresarial tem como objetivo fortalecer seu desenvolvimento criar planos estratégicos de marketing digital. Seu objetivo é:

  • Identificar em quais canais estar presente;
  • Construção de um posicionamento digital;
  • Encontrar/gerar oportunidades de aumentar as vendas;
  • Atração de novos prospects.

O que permite também que a empresa esteja bem posicionada ocasionando o aumento de sua visibilidade e autoridade no seu mercado.

5. Consultoria estratégica:

Aqui, todo o futuro do negócio é planejado. Ou seja, ela visa mapeara as metas da empresa e com isso, traçar um plano de desenvolvimento.

Todas as estratégias serão então, voltadas a realização do plano dentro dos prazos desejados para que o negócio tenha um “guia” para atingir aquilo que almeja.

6. Consultoria para RH:

Então, temos aqui o objetivo de auxiliar nas decisões relacionadas aos membros da empresa.

De forma abrangente, ela serve tanto para melhorar o ambiente de trabalho. Como para melhorar os processos de recrutamento e seleção, treinamentos e planos de carreira.

7. Consultoria empresarial com coach:

Outro papel também que vem sendo muito desempenhado nas consultorias empresariais é o coach. Para quem não sabe muito bem a diferença do coach e um consultor, explicaremos.

A atuação de um coach é aquela com foco no desenvolvimento de aptidões, as famosas “skills”, e na parte comportamental.

Em geral, atuando juntamente a cada indivíduo e suas particularidades. O que permite que sua aplicação atenda tanto a propósitos pessoais, quantos aqueles organizacionais.

O coaching aplicado a empresários e outras pessoas do ramo empresarial e tem como foco principal, o aumento do desenvolvimento desses profissionais por via de evolução comportamental sustentável e de qualidade.

Desse modo, por um nível maior de compreensão do seu ‘eu’, o coaching produz insights iminentes sobre o comportamento do empresário e sobre o seu negócio.

O que direciona a ações com mais chances de acertos e melhores direcionamentos.

Sendo assim, o coaching serve para o desenvolvimento das competências e aptidões necessários para o alcance de determinadas metas, objetivos, propósitos, etc.

No processo de orientação, primeiro, é definido o estado almejado. Para só então, se desenvolver um plano de ação mais assertivo e estratégico.

Podemos resumir então, esse serviço como uma metodologia de desenvolvimento comportamental e gerencial que visa beneficiar a empresa como um todo.

Não apenas o gestores, líderes de equipes ou o empresário em si. Os resultados que a empresa acaba recebendo é o efeito de técnicas comprovadas cientificamente aplicadas por este profissional.

Quais vantagens geradas pela consultoria empresarial?

Dentro de uma empresa que faz uso de consultoria empresarial, garante-se muitas vantagens e benefícios.

O primeiro deles é:

1. Maior controle financeiro:

Dentro da consultoria é que se alcançam os meios para que os objetivos sejam cumpridos. Isso já está mais que claro.

Então, de forma mais abrangente, os empresários passam a ter ainda mais controle da situação financeira da empresa e das estratégias que foram feitas para que o lucro fosse aumentado e os gastos reduzidos.

Podemos dizer que a consultoria empresarial é muito mais para que sejam tomadas boas decisões do que qualquer outra coisa. Pois a partir de uma boa decisão, todo o negócio pode ser alavancado.

2. Empreendedor mais qualificado:

O trabalho direto com um consultor permite ao empresário ótimas oportunidades para que ele aprenda conceitos básicos sobre administração empresarial e o qualifica ainda mais.

Ao guardar as instruções e as práticas que o consultor faz em sua empresa, assim como os relatórios e suas análises, se estabelece um modo de se atualizar de uma maneira diferente e eficaz.

Qualquer empreendedor que se preze, deve ter em mente que para se destacar no ramo empresarial, é necessário que o estudo e aprendizado sejam constantes, pois sempre há algo novo a se aprender, principalmente no mundo dos negócios.

3. Aumento de produtividade:

Quando as propostas de intervenção pela consultoria, são postas em prática, a empresa começa a atingir um ponto de equilíbrio onde ela consegue se manter muito mais produtiva do que antes e de uma maneira bem mais lucrativa.

Além de descartar a sensação de impotência, ter um maior controle da situação traz mais eixo e motivação para que o trabalho continue sendo feito de maneira que ele consiga refletir bem seus resultados.

4. Preservação da qualidade de vida:

Ainda que não seja benefício literal dentro de uma empresa, a qualidade de vida do gestor importa e interfere diretamente nos resultados do seu negócio.

Isso porque o preço de empreender, principalmente quando diz respeito à qualidade de vida do empreendedor, não é barato.

Passar por problemas dentro do seu local de trabalho, costuma afetar diretamente o emocional do gestor. E com o emocional afetado, decisões sábias não são tomadas, resultado uma série de impactos negativos dentro do estabelecimento.

A consultoria empresarial traz benefícios como um todo

As análises de uma consultoria resultam em grandes efeitos quando a empresa passa por um momento difícil, pois é através dessas análises que os processos são revistos e então criadas as estratégias de crescimento.

A consultoria também se faz extremamente útil quando o empresário é novo no empreendimento e não tem um vasto conhecimento no seu campo de atuação.

Sendo assim, um consultor pode indicar os melhores caminhos para que sejam feitos bons investimentos e a empresa não enfrente problemas em curto e longo prazo.

Na realidade, dentro de uma empresa, os serviços de uma consultoria são sempre bem-vindos.

Isso porque a consultoria tem como propósito ser uma aliada para as empresas e abrir os melhores caminhos em meio a conhecimentos prévios de mercado e gestão de negócios.

Sendo assim, mantendo a consultoria presente no cotidiano de uma empresa, é possível obter melhores resultados e maior inovação.

Quando uma empresa se torna capaz de inovar e se manter em equilíbrio em relação aos seus concorrentes, ela acaba se tornando mais competitiva.

Os consultores auxiliam na formulação de estratégias de crescimento e gestão de projetos.

Devido a experiência por atuar em mais de um negócio e setor, eles podem trazer ainda soluções inovadoras.

Por essa razão que colocar a consultoria como um gasto desnecessário é um erro pois, ela pode ser a porta principal do seu sucesso.

Por quanto tempo uma consultoria se faz necessária?

De fato, não existe uma determinação quanto ao seu tempo de duração seja para uma consultoria em redução de custos ou com outro fim, para que elas devam ser prestadas.

Isso porque ela atua diretamente de acordo com as necessidades que a empresa demanda. Sendo assim, todo o processo depende muito da situação individual de cada negócio.

Uma empresa que possui problemas financeiros, por exemplo, deverá demandar um período maior de consultoria.

Isso porque a orientação do consultor, nesse caso, é muito mais seletiva. Para determinar então, esse período alguns fatores precisam ser considerados, tais como:

  • Demandas do negócio;
  • Capacidade execução estratégica;
  • Recomendações específicas ao setor em questão.

Tudo isso, são fatores que auxiliam na determinação da duração e quantas sessões da consultoria empresarial serão necessárias.

Cabe aos gestores e empresários mapear as necessidades que deseja discutir com o profissional, para encontrar o serviço mais adequado a elas.

Souf Consultoria Empresarial - Saiba como reduzir Custos e aumentar os lucros.

Conclusão

Por fim, agora você já sabe tudo sobre o ramo de consultoria empresarial. Sabe o que ela é, qual é sua serventia, como ela ajuda dentro de um estabelecimento e quais são seus principais benefícios.

Apresentamos aqui tudo o que um consultor pode fazer dentro de uma empresa. E, mostramos o quanto seu papel é fundamental no desenvolvimento seguro de um empreendimento.

Do mesmo modo que, ela serve ainda para implementar práticas para reduzir custos na empresa enquanto aumenta sua produtividade.

Sendo assim, a consultoria não é apenas um gasto extra e, sim, a melhor forma de alavancar o seu negócio com sabedoria através de profissionais.

Nos conte se esse artigo lhe foi útil e caso surja alguma dúvida, coloque-a nos comentários para que ela possa ser respondida.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×