Cinco maneiras pelas quais as empresas podem reduzir suas despesas

calculadora para reduzir despesas

Reduzir despesas é uma das coisas mais importantes – e mais difíceis – para pequenos e médios empresários. É comum que não se saiba nem por onde começar a revisar os valores e cortar gastos desnecessários.

Porém, essa pode ser uma estratégia essencial para que a sua empresa se torne mais forte e competitiva no mercado. Afinal, com menos despesas sobra mais dinheiro para investir em melhorias, crescimentos e ações diversas.

A verdade é que você ficaria surpreso ao descobrir a quantidade de dinheiro que pode economizar ao reduzir despesas.

Mas, para isso é preciso fazer um minucioso trabalho de análise a respeito da saúde financeira de sua empresa e descobrir quais são os cortes possíveis.

Pensando nisso criamos esse conteúdo com as cinco maneiras mais eficientes pelas quais é possível reduzir despesas e diminuir os custos para manter o seu negócio em pleno funcionamento.

Serviço de redução de custos - Souf Consultoria Financeira em Redução de Custos e Despesas

1.    Negocie taxas de contratos antigos

A primeira coisa que você deve fazer é revisitar todos aqueles contratos antigos e verificar quais são as taxas cobradas sobre eles. Feito isso, é hora de acionar as empresas e sugerir uma redução.

Essa é uma prática rara, que quase nenhum empresário faz, mas que pode render excelentes resultados. Em especial se estamos falando de parcerias antigas, onde prevalece muito mais a “amizade” do que os negócios.

Chegou a hora de tirar esses contratos da gaveta e revisitá-los com calma. Converse com seus contatos e verifique a possibilidade de diminuir os valores ou até trocar os serviços por algum pacote menor que lhe sirva bem, o que nos leva a próxima dica.

2.    Otimize os processos e serviços

Quando você reavalia os serviços contratados consegue identificar rapidamente que alguns deles são mais elevados do que aquilo que a sua empresa realmente demanda.

Um bom exemplo disso são os softwares de gestão. Pode ser que você esteja pagando pelo serviço mais alto sendo que não utiliza realmente todas as funções. No fim das contas, renunciar àquilo que você não usa será uma grande economia.

A dica aqui é que você aproveite melhor os planos básicos e descubra se eles realmente não conseguem atender completamente as necessidades de seu negócio. Se sim, cancelar aquele de valor elevado será o próximo passo.

3.    A importância de examinar detalhadamente cada uma das despesas

As despesas são parte essencial do funcionamento de um negócio. Muitas vezes elas estão relacionadas ao básico para que efetivamente a empresa permaneça aberta. Podemos citar algumas das despesas mais comuns, tais como:

  • Aluguel do espaço;
  • Pró-labore;
  • Comissões;
  • Materiais de escritório;
  • Salários da equipe administrativa;
  • Impostos.

As despesas podem ser classificadas como fixas ou variáveis. As fixas são aquelas cujo valor se repete exatamente igual ou com apenas pequenas alterações a cada ciclo mensal.

Já as variáveis são aquelas que se alteram de acordo com outros fatores, como o faturamento atual, o número de vendas, quantidade de funcionários etc.

Em qualquer uma das situações estamos falando de valores que podem representar um percentual elevadíssimo nas contas mensais. Um exame cauteloso pode trazer possibilidades expoentes de economia.

Por exemplo, rever antigas assinaturas que já não são essenciais, serviços adicionais que não são usados com frequência, etc. Tudo isso, em parceria com demais itens citados aqui trará bons resultados.

Na prática, apenas com pequenas atitudes você poderá gerar mais dinheiro líquido para sua empresa, o que poderá ser destinado a uma economia, investimentos ou ações de crescimento.

4.    Procure – e corrija – os erros de faturamento

Erros de faturamento são silenciosos, discretos e…ameaçadores. Pequenos desfalques podem realmente representar um problema para o seu trabalho, por isso eles devem ser corrigidos – leia mais sobre isso no artigo em que falamos da importância da Consultoria em Redução de Custos.

Então, todas as contas devem ser vistas e analisadas com cautela. Assim você perceberá se ocorrem cobranças indevidas. Mesmo quando elas forem minúsculas, questione.

Entre em contato com o credor e busque uma solução. Somando todos os erros você conseguirá reduzir despesas e diminuir os valores gastos mensalmente com o funcionamento do negócio.

5.    Contrate uma empresa para redução de despesas

Por fim, mas não menos importante, você deve incluir entre as prioridades de sua empresa a contratação de uma equipe especializada para fazer a consultoria financeira e auxiliar a reduzir despesas.

  • Por que terceirizar?

A terceirização é a melhor solução por permitir que você trabalhe com uma equipe altamente qualificada ao mesmo tempo em que desfruta de um trabalho de excelente qualidade.

Dessa forma, a sua equipe terá tempo livre para realizar outras tarefas e se concentrar em outras atividades. Isso quer dizer que a empresa sai ganhando em todas as esferas.

Afinal, o que uma consultoria especializada pode fazer pelo seu negócio?

O primeiro passo de uma estratégia de consultoria financeira dedicada a reduzir despesas é fazer um raio-x a respeito da situação financeira da empresa.

Isso ajudará a identificar os gargalos, os pontos que estão gerando mais gastos do que o necessário e entender como isso ocorre, com que frequência e quais são os agentes causadores.

A partir de então começa o trabalho de elaboração de um plano para estancar essas despesas e tornar o negócio mais rentável e financeiramente sustentável.

  • Gestores capacitados:

Uma boa consultoria se preocupa não apenas em implantar um plano de ação que seja verdadeiramente eficiente, mas que também seja passível de manutenção. Para isso, é necessário preparar os gestores para lidar com ele.

Algumas estratégias para reduzir despesas precisam ser mantidas para sempre. Caso contrário, a empresa entrará novamente no mesmo ciclo de perda de dinheiro.

O consultor também deve prestar esse suporte, propondo melhorias que estimulem tomadas de decisões mais precisa e assertivas. Dessa forma, os gestores acabam se tornando mais capacitados e mais preparados para lidar com o negócio.

Quais são as principais vantagens de uma boa consultoria?

Uma consultoria financeira para redução de custos e despesas pode trazer uma série de vantagens para empresas. Em especial quando falamos de negócios de médio ou pequeno porte esse é um serviço essencial.

Isso porque para esses empresários o dinheiro é mais curto e a gestão adequada pode significar o sucesso do negócio. Ainda assim muitos negligenciam o assunto e não dedicam a ele a atenção adequada.

  • Pare de perder dinheiro:

A principal vantagem é que a sua empresa deixará de perder dinheiro. Isso mesmo: quando você arca com despesas desnecessárias deixa de receber um valor líquido que poderia ser aplicado em alguma coisa dentro do negócio.

  • Identificação de custos e gastos escondidos:

Você também terá a possibilidade de identificar – e reduzir – custos que não são tão aparentes. Dentro de boletos e promissórias existem valores que muitas vezes não são notados – e que podem ser bastante significativos.

Você pode ler mais a respeito de como diminuir os custos acessando o conteúdo “Lista De Verificação Da Empresa Para Economizar Dinheiro Em Custos Fixos”.

  • Decisões assertivas:

Um raio-x financeiro fornece argumentos e armas para que se tome decisões mais assertivas. Isso causará impactos positivos em todos os parâmetros, tornando a empresa mais competitiva e forte perante a concorrência.

  • Funcionários livres para realizarem as suas tarefas:

A sua equipe estará livre para realizar tarefas variadas enquanto uma empresa especializada com uma equipe verdadeiramente qualificada cuida das questões financeiras que envolvem o seu negócio.

Souf Consultoria Empresarial - Saiba como reduzir Custos e aumentar os lucros.

Por que escolher a Souf?

O segredo para reduzir despesas está em encontrar uma equipe que seja verdadeiramente qualificada para isso. A Souf é uma referência de mercado e vem entregando resultados incríveis aos seus clientes.

Além de estruturar um plano voltado especificamente para as semanas de sua empresa para reduzir despesas, a nossa equipe está preparada para prestar consultoria e orientar gestores para cuidarem de seus negócios.

Ou seja, o resultado virá de forma rápida e duradoura, trazendo benefícios que vão desde a organização até a economia de dinheiro, fazendo com que a empresa se torne mais forte para crescer e alcançar novos patamares mercadológicos.

  • Como contratar?

Acesse o site e entre em contato com nossa equipe. Você receberá toda a orientação para dar esse importante passo rumo ao sucesso, organizando e poupando o dinheiro conquistado com tanta luta.

A Souf presta consultoria para reduzir despesas e pode lhe ajudar nessa missão. Esse pode ser o primeiro passo essencial para que seu negócio comece a render verdadeiros bons frutos.

Veja o caixa aumentar e o dinheiro finalmente começar a entrar. Livre-se de gastos desnecessários e aprenda a identificar quais são as demandas reais de seu empreendimento.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×