Lista de verificação da empresa para economizar dinheiro em custos fixos

Empresário com tablet verificando lista sobre como reduzir custos fixos

Reduzir Custos Fixos pode lhe ajudar a ter um excelente resultado econômico. São práticas que diminuem os gastos relacionados a fatores essenciais para o funcionamento de sua empresa como energia elétrica, estrutura tecnológica e aluguel.

Reavaliar e reduzir custos fixos é fundamental para que você tenha uma margem de lucro mais interessante para o seu negócio. Para isso, porém, é preciso revisitar e analisar esses valores.

Os custos fixos são, muitas vezes, essenciais para o funcionamento do negócio. Mas, mesmo aqueles que possuem pouca possibilidade de alteração devem ser frequentemente checados.

A análise e possível redução dos custos podem ajudar no aumento da margem de lucro, economia e revisão de procedimentos, tornando a sua empresa mais rentável e sustentável em muitos aspectos.

Serviço de redução de custos - Souf Consultoria Financeira em Redução de Custos e Despesas

O que são os custos fixos?

Para começar a implantar essa estratégia é necessário primeiro entender quais são os custos fixos, o que eles representam e como podem, de fato, impactar a economia de sua empresa. Falamos mais sobre isso no conteúdo “Cinco Maneiras Pelas Quais As Empresas Podem Reduzir Suas Despesas”.

  • Custos fixos:

Como o próprio nome sugere, custos fixos são aqueles que são fixados, que se repetem mês a mês. Eles podem sofrer pequenas alterações em seus valores, mas são previsíveis.

Os custos fixos se resumem aos gastos que não estão relacionados ao rendimento mensal. Ou seja, independentemente de quanto você vender naquele mês, ou de quanto a sua empresa faturar, eles chegarão.

São valores inerentes ao funcionamento da empresa. Podemos citar alguns deles para ilustrar isso, tais como:

  • Aluguel;
  • Energia elétrica;
  • Internet;
  • Pró-labore;
  • Salários.

Esses são gastos que você terá de lidar todos os meses, por isso são considerados custos fixos. Mas, embora pareçam imutáveis alguns deles podem representar uma parcela menor no seu orçamento se você souber como economizar.

Dicas importantes para conseguir reduzir os custos fixos

Agora que você já sabe o que são vamos as dicas para reduzir custos fixos. Não há uma fórmula mágica, mas algumas sugestões que podem lhe ajudar a ter bons resultados.

  • Conheça a sua empresa:

Para começar é de extrema importância que você conheça a sua empresa. Isso requer uma ampla análise e observação sobre os processos e necessidades de seu empreendimento.

Nesse processo de conhecimento você também descobrirá qual é a situação financeira, em que patamar de economias e quais são as demandas de sua empresa no momento atual.

Para tanto é necessário observar setores separadamente. Vamos agora observar quais são as possibilidades de economias e corte de custos fixos em alguns dos setores mais importantes dentro de uma empresa.

TI e Telecomunicações – Como diminuir os gastos nessas categorias?

Telefone, internet e televisão são alguns dos elementos que muitas vezes contribuem para o bom funcionamento empresarial.

Acontece que muitas vezes os serviços contratados são de anos. Isso acaba gerando ajustes, reajustes e inclusões de serviços que talvez nem sejam essenciais para a sua empresa.

Portanto, é interessante revisitar esses contratos, entrar em contato com as empresas provedoras e até verificar a possibilidade de uma negociação, novos pacotes, algo que ajude a tornar o acesso mais barato.

Contratos de manutenção e vistorias

Também há que se atentar com os contratos de manutenção. Eles são destinados aos cuidados essenciais com a sua empresa. Alguns dos mais importantes são controles de pragas, zeladoria e outros fornecimentos de serviços.

Aqui também cabe uma negociação. Converse com as empresas atuantes nessas áreas, tente chegar a um consenso com relação a valores e pacotes que sejam mais interessantes para o seu negócio, e que permitam manter a parceria.

Como controlar gastos com transporte e logística?

Os serviços de fretes – transporte e logística – podem representar parte grande dos custos. Porém, muitas vezes esses são gastos essenciais e estão diretamente relacionados ao fator “satisfação do cliente”.

A melhor forma de fazer um corte nos gastos nesse sentido é observando as soluções propostas pelas empresas. Pesquisar, orçar e entender quais são as opções é importantíssimo.

Rastrear as entregas é importantíssimo para que você consiga entender se os trajetos são adequados, se há possibilidades de otimização entre outras coisas.

Gerencie os resíduos e suas remoções

A remoção de resíduos é outro fator de suma importância e que precisa ser considerada na hora de analisar e reduzir custos fixos e encontrar estratégias para que eles sejam contidos.

Novamente o importante é buscar por alternativas que possam ser mais interessantes do que aquela que você adota atualmente em seu empreendimento.

Em alguns aspectos é melhor terceirizar a remoção do que dar conta dela sozinho. Isso pode economizar tempo e disponibilizar a sua equipe para outras tarefas, fazendo com que a empresa gere mais lucro com mais facilidade.

Use a tecnologia a seu favor

A redução de custos e o controle de gastos também se converge com outro assunto que é de extrema importância: a tecnologia. Evoluir a sua empresa tecnologicamente pode ajudar (e muito!) no aspecto financeiro.

Sendo assim, busque por alternativas que possam ajudar nessa gestão. A começar pela troca de equipamentos mais antigos por aparelhos novos, que costumam ser mais econômicos e possui dispositivos para redução de gastos.

Outras possibilidades são:

  • Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que são mais econômicas e também possuem maior longevidade – o que naturalmente traz economia, também;
  • Torneiras automáticas também podem ajudar na diminuição do desperdício de água. Elas não ficam ligadas nem pingando quando não estão em utilização;
  • Iluminação por sensor deve ser aplicada em locais de pouca circulação. Assim você garante que luzes só ficarão acesas enquanto o local estiver ocupado por alguém, caso contrário, as luzes se apagarão.
  • Adote o hábito de realizar videoconferências, o que permite que funcionários se reúnam a distância, diminuindo os gastos com transporte e locomoção em algumas ocasiões.

Além de você conseguir ter um melhor resultado no sentido de diminuir os custos e despesas você também causará um impacto positivo nomeio ambiente, reduzindo os danos causados por seu negócio.

Uma boa consultoria financeira pode lhe ajudar muito!

Você já ouviu falar em consultoria financeira?

Esse é um serviço que tem sido adotado por diversas empresas, dos mais variados segmentos, com a intenção de organizar as finanças e diminuir os custos e despesas.

Esse é um serviço que é prestado considerando as características particulares da empresa. Dessa forma, é importante que primeiramente seja feito um verdadeiro raio-x da empresa para que se compreenda quais são as necessidades e demandas.

Somente após esse primeiro diagnóstico é que é possível de fato criar uma estratégia que seja coerente e que tenha resultados adequados para o que se espera solucionar.

No caso da consultoria financeira o foco será diminuir custos e despesas sem prejudicar a produção ou reduzir a qualidade do que é entregue ao cliente. Por isso o trabalho requer profissionalismo, atenção e muita experiência.

Análise Gratuita de Consultoria em Redução de Custos - Souf Consultoria Financeira

Como realizar uma consultoria financeira?

Para tanto, é de suma importância que esse serviço seja prestado por uma empresa devidamente qualificada. Assim você terá a segurança de que uma equipe preparada está comprometida com seus resultados.

Terceirizar a consultoria financeira é a solução. Enquanto a sua equipe de profissionais se dedica as tarefas que são fundamentais para o funcionamento empresarial, você tem a tranquilidade de receber e orientação de quem realmente entende do assunto.

  • As estratégias da Souf:

A Souf é uma empresa experiente e que está pronta para entregar os melhores resultados no que diz respeito a organização financeira.

Especialmente focada em empresas de médio e pequeno porte, as soluções serão pensadas para gerar resultados que alcancem – e superem – as suas expectativas.

A Souf entende que para essas empresas o orçamento é algo ainda mais importante e uma má gestão do fluxo de dinheiro pode causar danos irreparáveis e até colocar o negócio em risco.

Por isso mesmo são informações que precisam ser obtidas e organizadas por quem entende do assunto. É nesse sentido que a consultoria financeira da Souf pode servir como ponta pé para o crescimento de sua empresa.

Benefícios Da Redução De Custos e despesas

Os custos e despesas representam uma parcela importante dos gastos de sua empresa. Quando isso não é gerenciado com o cuidado necessário podem ocorrer perdas significativas de dinheiro.

É justamente nesse sentido que a análise e redução dos custos e despesas se apresenta como uma solução essencial. Além disso, é um importante passo para organizar e otimizar o setor administrativo como um todo.

Reduzir custos fixos deve ser uma prioridade, e não um assunto secundário dentro da empresa. É importante incluir isso dentre suas tarefas primárias.

Entre em contato e converse com um dos profissionais da Souf. Eles poderão lhe orientar sobre quais são os próximos passos para conseguir alcançar essa organizar e evoluir o seu negócio.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×