Impulsione o EBITDA sem aumentar as vendas

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Saber como aumentar o faturamento da empresa requer organização. Você pode fazer isso através da diminuição de custos dos processos operacionais e administrativos. O EBITDA é o indicador mais adequado para lhe ajudar nesse sentido, pois permite que se identifique e solucione falhas em toda a cadeia produtiva no que diz respeito a atividade-fim do negócio.

Existem diversas estratégias que podem ajudar em como aumentar o faturamento da empresa e não necessariamente isso precisa incluir o aumento de vendas. O EBITDA pode ser um importante indicador nesse quesito.

Qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento que ela esteja inserida, possui despesas, gastos e custos. Identificar e reduzir isso acaba sendo uma estratégia interessante para aumentar o faturamento.

Ao contrário do que muitos empresários pensam, esse é um caminho mais rentável e interessante do que investir apenas em aumento de vendas. Afinal, quando você aumenta as vendas, aumenta a produção – o que também traz gastos.

Afinal, o que é o EBITDA de uma empresa?

A sigla EBITDA refere-se ao termo em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em tradução livre, significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Esse é um indicador que considera a geração de renda operacional como informação essencial para criação de fundo de caixa. Mas, nesse conceito também são levados em conta taxas, impostos e amortizações.

Basicamente, o EBITDA considerará como lucro apenas os valores gerados a partir de atividades relacionadas diretamente à atividade-fim do negócio, ou seja, aquela que de fato é entregue ao consumidor.

São desconsiderados, portanto, fatores externos, como valorização no mercado e ações. Para esse caso existe um outro indicador – o EBIT.

O EBITDA, por sua vez, elimina amortizações e depreciações do resultado da companhia. Dessa forma, o que se obtém é um resultado “livre”, sem interferências.

Com a exclusão dos lucros de outras naturezas que não seja aquela ligada diretamente a atividade-fim é possível obter um raio-x mais completo sobre a capacidade de geração de caixa da empresa.

EBIT e EBITDA – quais são as diferenças?

Entender as diferenças entre EBIT e EBITDA é um ponto importante para optar por um dos dois indicadores. Embora semelhantes eles apresentam algumas particularidades.

A principal diferença é que o EBIT considera as amortizações e depreciações em seus cálculos, enquanto EBITDA ignora esses fatores.

  • Depreciações e amortizações:

A depreciação é a redução de valores de um determinado ativo, seja por questão de tempo, uso, obsolescência ou outros fatores. As depreciações entram na contagem do EBIT e trazem um panorama diferentes do EBITDA.

Já as amortizações são bem semelhantes as depreciações, porém, dizem respeito aos ativos intangíveis, ou seja, aqueles que não são físicos, que não são objetos. São, por exemplo, despesas que possuem contratos e prazos legais.

O que é o potencial de caixa de uma empresa?

Quando falamos em EBITDA estamos nos referindo diretamente ao potencial de caixa. Ou sejam referimo-nos ao potencial que uma empresa tem de circular dinheiro para compra e venda.

Indicadores e métricas são parte fundamental dessa contabilização. Quando bem aplicados eles podem nortear muito bem as estratégias, indicando pontos falhos que podem representar custos desnecessários para o negócio.

Em outras palavras, a sua empresa pode estar perdendo dinheiro em processos diversos e encontrar soluções para isso muitas vezes requer uma vistoria mais profunda do que planilhas e relatórios são capazes de gerar.

Como aumentar o faturamento da empresa sem elevar as vendas?

A grande questão é que muitas empresas acabam considerando que apenas o aumento de vendas pode ajudar a elevar o EBITDA. Porém, existem outras estratégias que também trazem bons resultados nesse sentido.

  • Redução de gastos:

A redução de gastos é o principal pilar para isso. Quando você observa e compreende onde estão os pontos falhos da operação empresarial fica mais fácil compreender quais são as estratégias possíveis para melhorar o giro de caixa.

A redução de custos de uma empresa pode acontecer em diferentes frentes. Vamos analisar algumas das possibilidades para compreender quais são os pontos de atenção para descobrir como aumentar o faturamento da empresa.

Redução de gastos com água e energia

As contas básicas para o funcionamento de uma empresa podem representar um rombo financeiro quando não são devidamente administradas. Por exemplo gastos com energia elétrica e água, que são essenciais para o funcionamento do negócio.

  • Instalação de sensores:

Uma das estratégias interessantes é instalar sensores de iluminação em ambientes de baixa circulação. Assim você garante que as luzes se apagarão quando o local não estiver em uso.

Banheiros e copas, por exemplo, são locais perfeitos para isso. O mesmo serve para torneiras. Quando elas são habilitadas com sensores você evita muitos gastos.

Além disso, substitua as lâmpadas por versões mais econômicas. Faça uma revisão na rede elétrica e reparos que possam ocorrer na rede de esgoto, que eventualmente podem trazer despesas.

Invista em tecnologia e automatização

Outro ponto de destaque diz respeito ao investimento essencial em tecnologia e automação de processos.

Equipamentos elétricos antigos costumam gastar muito mais do que os aparelhos novos. Obviamente fazer essa troca requer um planejamento, mas deve ser considerado como um importante investimento.

Esse pode ser um meio de como aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente pensar somente no aumento de vendas.

Adote o BPO como estratégia de economia

Você certamente já ouviu falar em BPO – Business Process Outsourcing. Essa estratégia consiste em terceirizar processos internos, entregando algumas tarefas a empresas especializadas que possam realizá-las de forma otimizada.

A principal vantagem é que você terá um time de qualidade dedicando-se exclusivamente ao trabalho. Dessa forma, poderá direcionar a sua equipe de profissionais para outras atividades.

Na prática isso permite que os profissionais contratados se concentrem em suas funções sem interrupções. Além disso, o serviço terceirizado tende a entregar melhores resultados, já que estará sob cuidados de especialistas.

Muitos administradores consideram o BPO parte fundamental de um gerenciamento de qualidade, ao mesmo tempo em que citam como meio eficaz de como aumentar o faturamento da empresa em necessariamente focar em vendas.

Se associado a outras estratégias de redução de custos, o BPO pode trazer resultados ainda melhores. Eles serão expressivos já nos primeiros meses, com a possibilidade de alterar radicalmente a realidade de sua empresa.

Veja mais sugestões em “7 Dicas Para Aumentar o Faturamento de Sua Empresa”, conteúdo exclusivo postado em nosso blog!

Vantagens do EBITDA para a empresa

Uma das coisas importantes de como aumentar o faturamento da empresa é através de um controle assíduo de seus gatos, despesas e investimento. Manter tudo organizado e ter plena consciência do valor que circula na empresa é crucial.

O EBITDA permite que investidores compreendam o valor da empresa e passem a se interessar mais por ela. Dessa forma é possível alavancar bem os negócios através da injeção de dinheiro vindo de outras fontes.

  • Reputação:

O indicador EBITDA pode se um apontamento a respeito do crescimento e da capacidade comercial de uma empresa. Se esse indicador se eleva durante o ano ele aponta uma eficiência em produtividade, o que assegura boa reputação mercadológica.

  • Comparação internacional:

O EBITDA permite a comparação entre o desempenho de empresas de diferentes países. O indicador é universal e exclui as tributações locais, o que permite esse comparativo de forma bastante assertiva.

Como organizar o aumento do EBITDA em sua empresa?

Para implantar estratégias de elevação do EBITDA em sua empresa é preciso começar compreendendo a saúde financeira e identificando falhas e pontos que possam ser alterados.

Essa é a única forma de como aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente focar apenas em aumento de vendas.

Contratar uma empresa especializada em organização financeira e redução de custos é um dos pontos essenciais para obter resultados nesse sentido. Você perceberá que as soluções propostas por profissionais qualificados tendem a trazer resultados imediatos e expressivos.

Soluções propostas pela Souf

Processos administrativos, produtivos e aquisitivos são bastante problemáticos dentro das empresas e podem demandar tempo, dinheiro e energia intelectual.

A Souf surge com soluções práticas e personalizadas, adequadas para cada caso conforme as demandas empresariais. A equipe da Souf atuará na redução de custos e despesas sem comprometer a qualidade ou a produtividade dos serviços oferecidos.

Com as estratégias propostas será possível vislumbrar reduções de até 20% nos gastos. Uma empresa que gasta menos lucra mais. Esse valor poderá ser destinado a investimentos, melhorias, ou simplesmente entrar no caixa como lucro líquido.

E qualquer uma das situações os resultados são positivos para o negócio. É por isso que convidamos você a conhecer meios de como aumentar o faturamento da empresa de forma inteligente e prática.

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