Descubra como aumentar a lucratividade de uma empresa: quanto da sua receita é realmente lucro?

Descubra como aumentar a lucratividade de uma empresa: quanto da sua receita é realmente lucro?

Aumentar o faturamento da empresa é uma estratégia que coloca a sua marca no radar do mercado, aumentando as chances e lucro. Isso pode ser feito através de estratégias simples de redução de custos e melhorias de processo. Contar com uma equipe especializada pode ser primordial para obter os melhores resultados.

Quando você pensa em como aumentar o faturamento da empresa, imediatamente vem em mente elevar as vendas de produtos ou serviços, certo? Mas, será que essa é mesmo a melhor forma de melhorar o resultado e obter mais lucro?

O mais importante nesse processo é justamente saber o que, de fato, é o lucro. Embora a palavra seja conhecida o seu conceito por muitas vezes se perde.

Do dinheiro que circula em seu negócio, quanto dele podemos considerar realmente um rendimento livre, que poderá ser transformado em investimentos e melhorias? Muitos empresários não sabem responder essa pergunta.

Nem tudo o que a empresa vende vira lucro. Um percentual grande disso acaba destinado aos gastos para a produção e no fim só está repondo o que custou para colocar o produto ou serviço no mercado.

Ter essa noção é essencial. Então vamos nos aprofundar nesse assunto e ajudar você a entender como aumentar o faturamento da empresa através da redução de custos e outras estratégias.

Quanto da sua receita é realmente lucro?

Nem toda a receita que a sua empresa gera de fato é lucro. Ter consciência disso fará você enxergar que para alcançar o resultado que espera você talvez precise mudar as suas estratégias.

  • O que é o lucro, lucratividade e rentabilidade:

O lucro diz respeito a tudo aquilo que sobra de dinheiro após descontar da rentabilidade os valores relacionados aos custos de produção. Podemos citar rapidamente fatores como salário, gastos com insumos, matéria-prima, aluguel entre outros.

Outros dois conceitos que devem ser amplamente compreendidos são os de lucratividade e rentabilidade.

Lucratividade diz respeito ao percentual que é calculado considerando o lucro líquido – aquele que sobrou após os descontos – e a receita de vendas. Já a rentabilidade realiza um cálculo que compara o valor investido e o lucro que a empresa obteve.

Veja quais são os cálculos para descobrir a rentabilidade e lucratividade de sua empresa

Para saber se o seu negócio realmente é lucrativo, ou seja, se ele tem efetivamente compensado financeiramente, você precisa realizar algumas contas que consideram as seguintes equações:

  • Lucro = receita de vendas – (custos + despesas)
  • Lucratividade = (lucro líquido / receita de vendas) x 100
  • Rentabilidade = (investimento / receita de vendas) x 100

Considerando uma empresa com receita de 100 mil reais em vendas, custos de 90 mil e investimento de 200 mil teríamos os seguintes cálculos:

  • Lucro= 100 – 90 = 10 mil;
  • Lucratividade= (10 / 100) x 100 = 10%;
  • Rentabilidade= (10 / 200) x 100 = 5%.

A lucratividade é de 10% enquanto a rentabilidade é de 5%. Embora sejam números baixos, é possível aumentar isso de forma bem expoente seguindo as dicas que mostraremos a seguir.

Conheça 3 jeitos práticos de aumentar o faturamento da empresa

Existem diferentes formas de aumentar o faturamento da empresa. Aqui listaremos 3 estratégias que são extremamente eficientes e quando praticadas juntas podem trazer os melhores resultados.

  • Aumentar as vendas:

Sim, aumentar as vendas é um ponto fundamental para que a sua empresa lucre mais. Para isso você precisa aumentar a carteira de clientes, buscando prospectar mais contatos.

O grande problema dessa estratégia é que nem sempre os resultados são rápidos. Na maioria das vezes demora um certo tempo para que os clientes realmente passem a gerar lucro, pois, eles não consomem o suficiente no início.

Por isso também é importante em paralelo investir em fidelizar clientes, fazendo com que aqueles que já consomem não se percam ou não se interessem pela concorrência, mantendo o seu ticket médio atual.

Isso nos leva ao segundo ponto que pode ser implantado em parceria, e que pode ajudar a aumentar o faturamento da empresa.

Conheça 3 jeitos práticos de aumentar o faturamento da empresa

Existem diferentes formas de aumentar o faturamento da empresa. Aqui listaremos 3 estratégias que são extremamente eficientes e quando praticadas juntas podem trazer os melhores resultados.

  • Aumentar as vendas:

Sim, aumentar as vendas é um ponto fundamental para que a sua empresa lucre mais. Para isso você precisa aumentar a carteira de clientes, buscando prospectar mais contatos.

O grande problema dessa estratégia é que nem sempre os resultados são rápidos. Na maioria das vezes demora um certo tempo para que os clientes realmente passem a gerar lucro, pois, eles não consomem o suficiente no início.

Por isso também é importante em paralelo investir em fidelizar clientes, fazendo com que aqueles que já consomem não se percam ou não se interessem pela concorrência, mantendo o seu ticket médio atual.

Isso nos leva ao segundo ponto que pode ser implantado em parceria, e que pode ajudar a aumentar o faturamento da empresa.

Aumentar a receita de sua empresa

Se conquistar novos clientes não traz lucro imediato, aumentar a receita pode ser a solução. Nesse caso, a ideia é vender produtos por valores mais altos, de modo que o retorno financeiro ocorra de forma mais ligeira.

Além de repensar os preços, outras possibilidades são estimular um ticket médio mais alto. Ou seja, fazer com que cada cliente que consome alguma coisa de sua empresa compre mais. Assim eles geram mais valor para o caixa.

Isso também pode ser feito através do lançamento de novos produtos e novos serviços, o que estimula o consumo e mantém o público interessado em sua marca.

A venda casada é uma estratégia bastante interessante. Nela você, a partir de alguma coisa que o cliente escolheu comprar, estimula que leve outro item junto. Pacotes, serviços de fidelidade e ações de marketing podem atuar com força nesse sentido.

Que tal diminuir os custos para aumentar o faturamento?

Essa é a dica de ouro para quem quer ter resultados melhores com os negócios sem necessariamente mexer no setor de vendas. Diminuir os custos pode ser uma GRANDE escolha para tornar a sua empresa mais rentável.

O grande trunfo nesse sentido é que diminuir os custos lhe entrega um valor “livre”. Diferentemente das estratégias anteriores, que requerem um gasto para que, TALVEZ, se obtenha lucro no futuro.

A diminuição de custos é garantia de economia. Portanto, é garantia de que algum percentual de valor a mais estará disponível para investimentos e utilização no que você julgar necessário.

Redução dos gastos com contas e despesas empresariais

Qual foi a última vez que você revisitou os gastos de sua empresa? Provavelmente antigos contratos e serviços estão gerando um gargalo de gastos desnecessários.

Em uma estratégia inteligente de redução de gastos você também passa por esse processo de análise dos contratos ativos de sua empresa.

É hora de acionar os seus fornecedores para verificar a possibilidade de obter descontos, cancelar serviços que não são mais úteis entre outros.

Nesse aspecto também vale a pena observar os planos de assinatura. Internet, arquivamento em nuvem, telefonia, manutenções…todos esses serviços podem incluir taxas que você sequer precisa.

Quando esses contratos são analisados de forma minuciosa é possível identificar cortes de custos bem expressivos e interessantes para a sua marca.

  • Energia elétrica e água:

Uma revisão nos sistemas elétricos e hídricos de sua empresa podem apontar falhas que acabam causando gastos desnecessários. Nesse sentido ainda há a possibilidade de adotar equipamentos econômicos como sensores de movimento e luzes de LED.

Deixe a Souf lhe ajudar nessa missão

Para muitos empresários reduzir os gastos e aumentar o faturamento da empresa parecem missões impossíveis. O mais difícil é realmente identificar em quais pontos cabem melhorias.

A Souf é uma empresa especializada em redução de custos. Acreditamos que um negócio de qualidade deve repensar os seus processos para torná-los mais eficientes e econômicos quanto for possível.

A nossa equipe está apta a analisar a sua empresa e identificar esses gargalos, de modo que você consiga construir um negócio mais saudável, rentável e sustentável. Entre em contato e descubra como aumentar o faturamento da empresa através de nossos serviços.

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