7 dicas para aumentar o faturamento da empresa

7 dicas para aumentar o faturamento da empresa

As dicas para aumentar o faturamento da empresa incluem não somente focar em vendas, mas também – e principalmente – diminuir os custos para produção. Assim você consegue adotar preços mais competitivos, conquista mais clientes e consequentemente lucra mais em todas as esferas.

Manter uma empresa aberta requer cuidado e atenção. É preciso prestar atenção nas dicas para aumentar o faturamento da empresa e aproveitar cada uma dela para tornar o seu negócio mais lucrativo e até mesmo sustentável.

Seja qual for o segmento de sua empresa é necessário investir nisso para obter bons resultados. Focar apenas em vendas como estratégia de aumento de rendimentos não é a melhor ideia. O adequado é equilibrar isso com uma postura econômica, fazendo com que a empresa gaste menos em seus processos básicos.

Mas, como fazer isso? Para muitos empresários essa parece uma ideia absurda, mas você verá a seguir as 7 dicas para aumentar o faturamento da empresa e descobrirá como obter excelentes resultados apenas mudando algumas atitudes.

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O que é lucro e o que é faturamento?

Para começar é essencial compreender quais são os significados de lucro e faturamento. Embora essas duas palavras sejam constantemente confundidas, elas possuem sentidos distintos, e eles devem ser entendidos em sua essência.

Faturamento:

O faturamento diz respeito a tudo aquilo que a empresa arrecadou em um determinado período. No entanto, o faturamento não considera os gatos, os descontos e as despesa – é somado o valor total e chega-se a um resultado bruto.

Lucro:

Lucro é aquilo que sobra após a exclusão dos custos para o funcionamento do negócio. Ou seja, depois de obter o faturamento, o que sobra com o pagamento de funcionários, pagamento de contas fixas como aluguel e luz, entre outros.

As dicas que daremos a seguir são voltadas para o aumento do lucro. Sendo assim, a sua empresa terá possibilidade de obter maior valor livre para uso no que julgar necessário, possibilitando investimentos, aplicações e outra estratégia de crescimento.

** Você pode saber mais sobre isso lendo nosso conteúdo “Descubra como aumentar a lucratividade de uma empresa: quanto da sua receita é realmente lucro?”

Aumento de vendas: aumente seu lucro circulando mais dinheiro no caixa

Sim, elevar as suas vendas é, sem dúvidas, uma forma de aumentar o lucro. Afinal, quanto maior o giro de produtos e/ ou serviços, maior a quantia de dinheiro que entra em seu caixa.

Mas, embora as vendas sejam fundamentais e façam parte das estratégias mais importantes do negócio, elas não devem ser o único foco para elevar o rendimento. Temos outras dicas para aumentar o faturamento da empresa que poderão lhe ajudar.

Reduza custos sem comprometer a qualidade do serviço

Aqui é onde está a solução mais inteligente. Se você conseguir reduzir os custos de sua empresa sem comprometer a qualidade do que é entregue ao seu cliente terá um lucro verdadeiramente exponencial.

A redução de custos pode acontecer nas mais variadas formas. Para começar é preciso fazer uma revisão a respeito de todos os custos e observar quais são os gargalos, os momentos em que se gasta mais do que precisa para a atividade-fim.

A análise de custos precisa considerar todas as esferas, observando a cadeia produtiva e tudo o que a circunda. Embora custos diretos sejam verdadeiramente importantes e relevantes para o negócio, há que se considerar os custos INDIRETOS como cruciais para a economia empresarial.

Nesse caso estamos falando de valores que contribuem para a entrega do resultado mesmo sem estarem diretamente ligados a produção do que se entrega. Por exemplo: logística e frete, gastos com luz, água, locação, etc.

Para isso é preciso revisitar os contratos com fornecedores, identificar planos e assinaturas de sérvios dispensáveis e tentar uma negociação para baixar os valores relacionados a isso.

Terceirizar serviços pode ser a melhor opção

Para aumentar o faturamento da empresa você deve considerar a terceirização de serviços. Essa é uma estratégia inteligente que não somente pode contribuir para a diminuição de gastos como também pode elevar a qualidade dos serviços.

Isso porque ao terceirizar você entrega algumas tarefas em mãos especializadas. Contar com uma equipe qualificada e preparada para se dedicar exclusivamente ao trabalho determinado trará resultados incríveis.

Mas, porque terceirizar ajuda a economizar?

Com a terceirização você otimiza os serviços, pode obter resultados mais rapidamente e, o mais importante, libera a sua equipe para atuar em outros interesses da empresa.

Ou seja, se você tinha profissionais deslocados para uma determinada tarefa, e por isso deixou o departamento comercial ou qualquer outro setor descoberto, isso muda radicalmente quando terceiriza tarefas.

Ainda temos que destacar o fato de que manter profissionais contratados sob o regime de carteira assinada custa caro. Se você direciona parte dos trabalhos para uma equipe especializada não somente tem resultados melhores como também diminui os custos burocráticos da relação profissional.

Essa é uma das estratégias mais inteligentes e amplamente utilizadas por empresas de diferentes portes. O motivo é um só: a terceirização ajuda a diminuir gastos e é uma das dicas para aumentar o faturamento da empresa.

Investimento em pós-venda é fundamental

Vender é ótimo e é um dos princípios de qualquer empresa. Mas, não podemos esquecer que o pós-venda é uma estratégia essencial para quem quer obter – e manter – bons resultados.

Manter um cliente cativo pode ser infinitamente mais barato do que conquistar novos clientes. Essa dica é especialmente válida para empresas de pequeno ou médio porte, que não possuem um apelo comercial elevado.

Por isso você deve investir em clientes que já são consumidores de sua marca. Para isso, você pode apostar em programas de fidelidade, brindes, mala-direta e outras estratégias que estreitem os laços e conquistem essa clientela antiga.

O pós-venda também pode surgir através de um contato após transação comercial para entender se correu tudo bem, se o cliente encontrou o que queria, etc.

Investir em pessoas e processos é uma das principais dicas para aumentar o faturamento da empresa

Os alicerces para o sucesso de uma empresa são estabelecidos a partir de dois fatores fundamentais: pessoas e processos. Se em um desses aspectos ocorrem erros graves e gastos demasiados, com certeza a empresa sentirá em seus resultados.

Mas, não podemos indicar que simplesmente você faça cortes em seu pessoal, ou que deixe de investir em processos essenciais para o funcionamento do negócio. O segredo não é cortar, mas, sim, revisitar.

É hora de olhar com atenção para esses dois elementos para perceber se existem gastos excessivos em algum deles. Nesse sentido, entenda quais são os processos adotados por sua empresa e descubra se alguns deles podem ter seus gastos reduzidos.

Com relação aos funcionários, uma das dicas para aumentar o faturamento da empresa é oferecendo treinamento e capacitação adequada para que eles consigam entregar bons resultados e também entendam profundamente os processos empresariais a fim de apontarem quaisquer falhas que resultem em gastos desnecessários.

Saber precificar é fundamental

Essa dica é talvez uma das mais óbvias, mas também uma das mais negligenciadas pelas empresas. Precificar os serviços corretamente é essencial e pode ser a chave mais importante para o sucesso de sua empresa.

Se por um lado manter os preços mais baixos do mercado tornam o seu negócio mais competitivo, essa estratégia também dificulta o lucro e prejudica o rendimento, já que você terá que vender muito mais para ter os mesmos resultados.

Por isso é fundamental ter atenção nesse quesito e estipular valores que sejam honestos tanto com o seu cliente quanto com o seu negócio. Os preços precisam, sim, ser competitivos e atender às expectativas e eu público.

Mas, definitivamente não se deve despencar os valores a ponto de isso se tornar prejudicial para o negócio. O equilíbrio deve ser o ponto de partida para isso, definindo preços que cubram as despesas, tragam lucro e ainda assim mantenham sua marca em um bom lugar de competitividade.

Melhorias tecnológicas diminuem os gastos

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar o quanto as melhorias tecnológicas podem representar economias importantes em sua empresa.

Aparelhos muito antigos tendem a gastar muito mais energia, pois demandam maior esforço para funcionamento. Começar trocando velhos aparelhos por versões mais atuais – ainda que não sejam as top de mercado – já trará uma grande diferença.

A otimização de processos através da implantação de softwares e sistemas ERP também pode ajudar bastante. Faça da tecnologia a sua grande aliada para obter melhores resultados e potencializar os negócios!

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Conte com a Souf para lhe ajudar nesse processo

A Souf atua na implantação de estratégias de redução de custos que são bastante eficientes e podem trazer uma nova perspectiva para a sua empresa.

O processo se dá a partir de uma análise profunda e bastante criteriosa acerca da cadeia produtiva e todos os gatos que mantêm a empresa em pleno funcionamento.

Depois desse raio-x serão sugeridas soluções que podem caber em seu negócio. A ideia é justamente propor estratégias que não comprometam de nenhuma forma a qualidade do que é entregue.

Muito pelo contrário: diante de uma redução expressiva dos custos você terá mais dinheiro para investir e apostar em melhorias que consigam melhorar os resultados a cada ciclo mensal.

Você pode encontrar mais dicas para aumentar o faturamento da empresa neste artigo – Quer aumentar o faturamento da sua empresa? Entenda a importância da redução de custos!

Acompanhe esse e outros conteúdos para descobrir como ter uma empresa saudável, sustentável e rentável.

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