Ideias para redução de custos na empresa e aumentar a produtividade

Confira algumas ideias para reduzir custos na empresa

Ter ideias para redução de custos na empresa é uma alternativa para se livrar de empecilhos que aparecem no meio do caminho.

Isso porque os desafios que as empresas enfrentam por causa da economia do país é algo preocupante. Então, para escapar disso, ideias precisam ser implantadas.

Existem inúmeras ideias alternativas que possibilitam que as empresas desenvolvam novos métodos a serem trabalhados.

Sabendo que a situação econômica do país é algo totalmente instável e que oscila muito com o passar do tempo, as empresas precisam pensar em medidas contingentes para que não sejam diretamente afetadas por ela.

Desse modo, manter um custo operacional reduzido, revisar contratações com fornecedores, reavaliar investimentos e implementação de novos projetos, é uma questão que toda empresa deve considerar.

No entanto, alguns gestores acabam tendo dificuldades na hora de implementar essas medidas para redução de custos.

Sendo assim, se você também busca por redução de custos e não sabe por onde começar, continue lendo.

Análise Gratuita de Consultoria em Redução de Custos - Souf Consultoria Financeira

Como encontrar ideias para redução de custos na empresa?

Apostar em uma melhoria contínua é crucial para um negócio de sucesso, e uma consultoria empresarial pode ser a resposta para isso!

Hoje em dia, todo o ramo de negócios está passando por um ciclo de inovações tecnológicas constantes e ela é a melhor forma de manter seu negócio em competitividade.

Isso porque quando os lucros caem, a inovação é necessária para fazer com que o negócio sobreviva.

Assim, um plano com ideias de redução de custos na empresa se faz sempre necessário para ajudar a identificar desperdícios e eliminar custos extras.

Com uma economia maior, o dinheiro obtido poderá ser redirecionado a outras áreas que configuram as atividades principais da empresa.

Então, com uma automatização de tarefas, uma melhor otimização de processos pode ser realizada.

A otimização possibilita que a matéria-prima seja economizada, assim como outros recursos.

Dessa forma o gestor consegue fazer com que a empresa trabalhe mais com menos, com um tempo mais reduzido e com uma melhoria na qualidade tanto de serviço ou de produto.

O resultado disso é uma alta vantagem de competição dentro do seu ramo.

Ideias para redução de custos e aumento da produtividade na empresa

Para que você, empresário, consiga fazer cortes sem que nem o ritmo de produção seja afetado nem a qualidade do seu produto, separamos algumas ideias que podem ser implementadas dentro da sua empresa.

1. Cloud Computing:

Quando você realoca toda a infraestrutura de TI para a nuvem, você acaba dispensando a necessidade de acomodação de equipamentos como servidores, máquinas de refrigeração, entre outros.

Então, além da economia em manutenção e atualização de equipamentos antigos, você ainda adquirirá mais agilidade em suas operações, permitindo então a extensão do seu trabalho para além das fronteiras da empresa.

Além disso, ao contratar esse tipo de serviço, você terá uma segurança muito maior contra perda de informações valiosas, e muitas outras vantagens que possibilitam uma abertura para uma via de desenvolvimento sustentável.

2. Implementação de encontros virtuais:

Uma boa ideia para medida de redução de gastos são os cortes de viagens de negócios.

Sabe-se que custear uma viagem sai bastante caro, independente de onde seja.

Sendo assim, optar por soluções mais simples, poderá economizar várias despesas voltadas só para isso.

Desse modo, fazer uso da tecnologia é uma ótima ferramenta, pois através dela, você poderá fazer reuniões, entrevistas, treinamentos e até negociações com clientes e fornecedores.

De um modo simples, podem ser acessadas de qualquer lugar. Gerando então uma alta economia.

3. Renegociação com fornecedor:

Pode parecer que não, mas sempre é possível fazer uma economia de dinheiro fazendo renegociação de dívidas com fornecedores.

Ao antecipar parcelas que teriam pagamento à prazo, você poderá buscar por um desconto, e reservar o lucro para que isso aconteça.

A negociação é a chave da economia nesse e em muitos outros casos dentro da empresa.

A dispensa de serviços que não utiliza também é uma boa opção na hora de reduzir os custos de maneira otimizada.

4. Automatização de processos:

E falando de automatização e otimização, contar com uma ajuda seja ela operacional ou estratégica, é de extrema importância.

Sendo assim, contar com uma análise minuciosa das atividades realizadas dentro da empresa, se faz necessário.

Isso porque muitas dessas tarefas, pode ser automatizadas. Com uma breve consulta na internet, você verá que inúmeras funções podem ser substituídas por softwares.

Com a automatização de processos o gestor entrega muito mais rapidez e certeza à produção da empresa.

Pois erros humanos são eliminados de todo o processo.

Dessa maneira, isso quer dizer que a porcentagem de falhas são mínimas se comparada as falhas humanas que podem ter interferência no trabalho, como foco ou desmotivação.

Desse modo, por consequência, um maior aumento na produtividade consegue ser alcançado assim como a diminuição dos custos.

5. Padrão de processos:

Com tarefas automatizadas, fica muito mais fácil agilizar processos, pois desse modo, você será capaz de fazer a programação das etapas seguintes.

Além disso, essa padronização permite que os postos de monitoramento, controle e gerência sejam aplicados de maneira mais fácil.

Assim, os erros podem ser encontrados e solucionados rapidamente, impedindo que o negócio sinta altos impactos negativos.

6. Relatório diário:

Com uma empresa que possui grande atividade, se lembrar de detalhes importantes pode ser uma tarefa difícil.

Esquecer-se de algo não é um problema. Na realidade, o problema acontece quando ao tentar relembrar o que se queria, que isso tome muito seu tempo. Ou então, nesse processo, gerar desentendimento entre os funcionários.

Para evitar isso e tornar o trabalho eficaz, o ideal é que sejam feitos relatórios periódicos na empresa.

Isso permite que tudo ocorra bem e que o fluxo de trabalho aconteça sem empecilhos.

7. Qualificação de colaboradores:

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas acabam não se atentando a isso.

Ao preferir um profissional não tão qualificado para reduzir a mão de obra, o reflexo disso acaba se dando na rotina empresarial.

Manter os custos baixos é essencial para toda empresa, no entanto, prioridades devem ser consideradas em algumas situações e essa é uma delas.

Um membro qualificado, á longo prazo, tem um custo muito melhor para a empresa do que aqueles com custos menores no qual o trabalho está constantemente sendo refeito.

8. Economia colaborativa:

Gastos que não são necessários, como copos descartáveis, por exemplo, podem ser substituídos por canecas personalizadas.

Além de ser uma medida sustentável, fará com que os gastos com esse tipo de produto seja descartado.

Incentivar os colaboradores para redução de gastos é uma ótima medida contra o aumento dos gastos..

9. Terceirização:

Aqui, apesar de custar um valor, agregará no fim de tudo. Isso porque se uma atividade não é o foco da sua empresa, então terceirize.

A terceirização poupa tempo dos funcionários, os fazendo muito mais produtivos em suas atividades.

O papel da consultoria na gestão de uma empresa

A consultoria é uma das medidas mais importantes a serem adotadas no seu negócio quando o assunto é redução de custos. E é por isso que ela merece um tópico dedicado somente a ela.

Isso porque os gestores precisam entender que a consultoria é mais do que um apoio a empresa, elá fará uma ligação entre o negócio e as novas oportunidades de inovação e crescimento do mercado.

Dessa forma, a consultoria tem um papel muito importante quando se trata de dar visibilidade a uma empresa através de seu posicionamento, tanto com a concorrência como com seus clientes.

Ela então, busca ser o equilíbrio para a implementação de novas atitudes e reinvenção de atividades rotineiras.

A consultoria dentro de uma empresa pode ser útil em inúmeros aspectos, proporcionando:

  • Suporte;
  • Soluções de eficiência;
  • Versatilidade de mercado;
  • Visão e ideias de aplicações críticas de negócio;
  • Equilíbrio;
  • Explorar diversas áreas.

Existem inúmeras possibilidades onde uma consultoria financeira pode beneficiar e ajudar o seu negócio.

É importante lembrar que o consultor em nada tirará a autonomia do gestor na administração do seu negócio. Ao contrário, ele será uma ponte para dar ainda mais autonomia a ele.

Através de ideias inovadoras e uma análise minuciosa da empresa, o consultor consegue identificar os pontos fortes e fracos e estabelecer uma melhoria para que esses pontos  consigam ser ressaltados, e as partes fracas, melhoradas.

A consultoria serve para que o negócio estabeleça uma competitividade de negócio ao implementar estratégias de lucro e movimentação de caixa.

Ter um consultor é indispensável para ter uma visão do todo, pois muitas vezes, por estar inserido nas práticas de negócio do dia a dia, o gestor acaba não conseguindo ver tudo o que precisa ser feito.

Serviço de redução de custos - Souf Consultoria Financeira em Redução de Custos e Despesas

Conclusão

Por fim, vimos então algumas ideias para redução de custos e alguns pontos onde podem ser melhorados dentro de uma empresa.

É claro que existem muitos outros e isso depende de cada tipo de negócio. É por isso que o consultor tem um papel importante na identificação de redução de custos de cada empresa, pois eles atuam em diferentes seguimentos.

A redução de custos em uma empresa a princípio parece meio desafiadora pois tudo o que você vê, parece ter um papel fundamental. No entanto, muitas coisas podem ser substituídas ou realocadas.

Basta saber fazer a melhor mudança. Para isso, estudo e análises são necessárias para que implementações aconteçam.

Nos diga quais medidas você pensa adotar em seu negócio e não se esqueça de compartilhar este artigo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×