Redução de custos nas empresas: por onde devo começar?

Saiba como fazer Redução de custos nas empresas

Se tem uma coisa que parece fácil mas é muito complicada de fazer é a redução de custos nas empresas.

Isso porque tomar decisões importantes de redução, quando não bem estudadas, pode acarretar uma série de consequências para a empresa.

Diminuir custos e aumentar a produtividade, é a vontade de muitas empresas. Pois isso gera lucro e possibilita que a empresa crie vantagem competitiva entre a concorrência.

Uma das chaves principais para a redução de qualquer custo é saber gerenciar o tempo.

Desde a análise da empresa a fim de encontrar erros, até a administração das atividades, tudo deve ser pensado nos detalhes para que gerem soluções que tenham impacto positivo na empresa.

Então, para que haja redução efetiva, é preciso que sejam estabelecidos objetivos e metas, para que tempo de atividades sejam reduzidas e padrões sejam postos em prática para otimizar todo o processo.

Se você quer saber como evitar gastos, então continue lendo.

Serviço de redução de custos - Souf Consultoria Financeira em Redução de Custos e Despesas

Tomada de ações para redução de custos nas empresas

Se a pergunta que você está fazendo agora é sobre como reduzir custos na sua empresa, sabe que o crescimento de uma empresa depende não só da quantia que ela fatura com seus serviços e produtos, mas também, do quanto ela gasta.

O monitoramento contínuo da estrutura de custos e despesas serve para que medidas de redução possam sempre ser levadas em conta quando necessárias.

Sendo assim, a gestão minuciosa das finanças é fundamental. Pois só através dela que você poderá ver exatamente qual é o momento certo para que despesas possam ser diminuídas sem que sejam prejudicados os fluxos.

Muitas maneiras de começar a implementar essas medidas já podem ser feitas de imediato e de forma inteligente.

Se você já possui uma gestão financeira que funciona, implementar as medidas de redução de custo se torna muito mais fácil, pois o planejamento pode ser feito de forma certeira.

Sendo assim, você já pode analisar fatores como:

  • Folha de pagamento;
  • Pagamento de dívidas;
  • Quitação com fornecedores;
  • Custos de aluguel;
  • Contas de água, luz, etc;
  • Investimentos;

Tudo que faz parte da manutenção da estrutura da empresa em funcionamento mas que não trazem retorno para gerar novos itens a serem comercializados, é caracterizado como despesa.

Uma das maiores áreas que geram maior despesa para uma empresa, é o setor administrativo e tudo que o cerca e também a comercialização de algum produto.

A primeira medida então já pode ser tomada:

1. Plano orçamentário para redução de custos nas empresas:

Criar um plano orçamentário é um passo, que com ajuda especialmente de uma consultoria financeira, faz toda diferença para reduzir custos.

Pois, as empresas planejam suas despesas de forma mais assertiva. Através assim, do reconhecimento de todos os seus custos fixos e variáveis.

Isso permite uma redução de investimentos periodicamente e até mesmo, em momentos de crise.

Entender quais setores e atividades não vem gerando um bom ROI é essencial para isso. O que permite maior assertividade no corte de determinadas atividades de alto custo e baixa demanda.

Bem como, dos altos investimentos em ações que não auxiliam no crescimento da empresa.

estratégico.

Se forem necessárias demissões, uma análise aprofundada das posições que exigem qualificações mais altas (posições de importância estratégica) deve ser realizada.

Uma vez que, encontrar profissionais que concordem com uma remuneração abaixo de suas qualificações é mais difícil.

Antes de realizar então, qualquer mudança nos times, uma boa dica é pedir a opinião dos colaboradores sobre o ambiente que estão trabalhando.

E, o que eles acham que poderiam reduzir de maneira eficiente sem que o trabalho seja prejudicado. Ao ouvir os funcionários, você aprimorará o senso de pertencimento destes.

Ao mesmo tempo que fará um melhor uso das ações a serem tomadas.

Pois, sua prática e experiência no campo os tornam plenamente conscientes de onde os recursos podem ser redistribuídos.

Além disso, ideias novas e melhores podem aparecer, vindas diretamente da equipe.

2. Horas extras:

As horas extras dentro de uma empresa acabam por causar um impacto financeiro no fim do mês.

Sendo assim, a implementação de banco de horas pode ser uma forma interessante nessa redução.

Pois o dinheiro que a empresa economiza com o pagamento de horas extras podem ser revertidos em férias, folgas ou prolongação de feriados.

Uma ação na qual, empregador e colaborador ganham. No entanto, o gestor deve estar atento ao cumprimento do banco de horas.

Pois caso esse banco de horas não seja feito dentro do ano vigente, a empresa acaba tendo problemas judiciais e trabalhistas e deverá pagar todas as horas extras que foram acumuladas.

Outra despesa bastante comum é:

3. Faça redução de custos nas empresas com materiais de escritório:

Como eles não entendem os custos operacionais reais de cada departamento em seus negócios, muitos empresários até acham que os gastos com papel, fotocópia e impressão são irrelevantes.

No entanto, é aqui que muitas empresas sofrem inúmeras perdas em relação a dinheiro, devido a uma má utilização dos itens.

Uma boa maneira de economizar dinheiro nesse momento é desenvolver uma política de proteção ambiental, fazendo que seja impresso apenas o que é realmente necessário.

Instrua seus funcionários a usar arquivos digitais o máximo possível e, quando a impressão for necessária, use os dois lados do papel de trabalho (a maioria das impressoras já possui esse recurso integrado).

Ou usar folhas sem serventia como rascunhos.

Imprima apenas os itens a serem entregues ao cliente em um lado do papel.

A soma de pequenas ações terá um grande efeito.

Outro ponto a ser avaliado e que gera bastante despesa é o:

4. Comissionamento de funcionários:

Se sua empresa trabalha com a prática de comissionamento, então esse pode ser um dos fatores que estejam pesando.

As comissões ligadas ao setor corporativo, desempenham um papel importante na atração e permanência de potenciais talentos.

Muitos profissionais são atraídos justamente pelo comissionamento muito mais até do que o salário.

No entanto, o que gera estímulo, também gera despesa.  O que pode ajudar nesse caso sem interferência nos processos é o uso da tecnologia.

O uso de software reduz a ocorrência de erros e a necessidade de retrabalho assim como também geram a redução de custos nas empresas.

A automação de tarefas também ajuda a aumentar a produtividade e o desempenho das equipes responsáveis.

Sendo assim, você pode começar a implementar o pagamento de comissões através de cartões pré-pagos.

Visto que uma vez que o sistema manual de pagamento exige um empenho maior de pessoas na empresa e, consequentemente, erros humanos podem aparecer. O uso do cartão pré-pago costuma ser uma solução.

Isso porque ele diminui consideravelmente o número de funcionários que vão estar envolvidos nessa função, pois é o software que vai dar conta do recado e também diminuirá o aparecimento de erros.

A otimização de tempo também é um destaque dessa prática. E por fim, o uso do cartão traz economia nas operações financeiras.

Todas as transações possuem de descontos de taxas.

Isso acontece sempre que você retira dinheiro para pagar o reembolso dos funcionários. Nas grandes empresas, essas despesas podem prejudicar o dinheiro.

Ao usar cartões pré-pagos, você pode economizar em transações financeiras. Suas taxas são muito claras, o que dá à empresa confiança para entender as cobranças pelo serviço.

5. Redução de custos nas empresas com publicidade:

Este é outro ponto no qual as empresas costumam investir bastante. Principalmente as pequenas empresas.

Para qualquer empresa, as atividades de marketing são essenciais.

A principal tarefa do marketing é promover a marca por meio de uma série de canais que podem ser usados ​​para atingir o público-alvo.

Mas também é necessário separar o orçamento para este departamento.

No entanto, a diminuição nessa área deve se dar de forma inteligente.

A publicidade digital se tornou algo bastante importante nos métodos de estratégias das empresas.

No entanto, além do marketing digital ser essencial para a promoção da marca, neste caso, a grande vantagem do marketing digital é que as ações promovidas são realmente gratuitas.

Em outras palavras, diferentemente da publicidade paga e da mídia, com o uso de e-mail, redes sociais e blogs sua empresa fica possibilitada de poder investir um valor muito baixo.

Dessa forma, se torna possível você conseguir uma economia maior de caixa.

As redes sociais são o melhor exemplo de economia de custos, porque o registro e o uso nesses sites são gratuitos.

No entanto, deve-se notar que, mesmo com essas ferramentas gratuitas, as atividades de marketing nunca serão totalmente gratuitas, pois isso exige profissionais qualificados para o desempenho.

Sendo assim, uma boa opção em vez de contratar uma agência, sua empresa contrate profissionais freelancer que podem fazer todas as estratégias de divulgação, de uma forma bem mais barata.

A terceirização deste processo, neste caso, se mostra uma das mais eficientes opções de redução de custos nas empresas.

Souf Consultoria Empresarial - Saiba como reduzir Custos e aumentar os lucros.

Conclusão

A identificação correta de redução de custos nas empresas é extremamente necessárias para que a empresa consiga definir de forma eficiente e correta uma margem de contribuição de produtos e serviços.

Principalmente para fins de contabilidade financeira é importante distinguir entre custos e despesas. E, para isso, o auxílio de uma consultoria empresarial se faz tão necessária!

De modo que, os custos sejam corretamente incorporados ao produto e as despesas sejam lançadas diretamente nas demonstrações financeiras.

Vimos então, que existem inúmeras maneiras inovadoras de fazer a redução assertiva desses gastos.

Agora, nos conte se este artigo foi útil para você e não esqueça de compartilhá-lo para que outras pessoas o vejam também.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×