Consultoria financeira para empresas. Como viabilizar uma para o seu negócio.

empresários negociando uma Consultoria Financeira para empresas:

Quando temos a sensação de que a nossa lucratividade poderia ser melhor, ou que nossas despesas estão elevadas demais, pode ser o momento de contar com o apoio de uma consultoria financeira para empresas.

Mais do que uma empresa que visa melhorar custos, uma consultoria financeira pode gerar melhorias de processos, potencializando o capital de inteligência e de execução de um negócio.

Mas como podemos viabilizar uma consultoria financeira na empresa, quando não há recursos para investir, ou existe resistência para o investimento?

O fato é que a consultoria financeira do seu negócio pode sair mais barato do que você imagina – e é o que vamos explorar neste artigo completo.

Por que é uma vantagem ter uma consultoria financeira por perto?

Uma grande parte dos empresários entende como um bom contador pode fazer toda a diferença para o seu negócio – afinal a contabilidade é uma ferramenta de gestão, e não apenas um modelo de administração fiscal.

O mesmo cabe à uma consultoria financeira que transforme o seu negócio para torna-lo mais rentável e financeiramente inteligente.

O fato de contratar uma consultoria, ou seja, colocar um serviço externo de olho nos seus gastos coloca o seu negócio numa posição de análise, pois, além de imparcial, uma consultoria financeira já tem o foco alinhado neste objetivo.

Além disso, a consultoria financeira nas empresas conta com a expertise de compreender com maestria onde estão os gaps de um negócio, que podem ficar no ponto cego do trabalho rotineiro.

Por melhor que seja a sua gestão financeira, não há nada como alguém que não esteja envolvido no apego da rotina.

Então a consultoria financeira precisa ter o foco em transformar a sua empresa num negócio com maior inteligência de gestão.

Tipos de consultorias financeiras para empresas

Existem muitos tipos de consultorias financeiras – e especificamente falando de métodos, afinal uma empresa de consultoria financeira pode usar um ou mais modelos de análise e abordagens diferentes para chegar no resultado de economia financeira.

Os principais modelos que temos hoje no mercado são:

  • Consultorias de planejamento financeiro – Focada em diagnosticar e propor melhorias nos âmbitos de despesas e custos, além de abordar a distribuição de lucros no negócio.
  • Consultorias de Fluxo de caixa – São os modelos que visam garantir a
    rentabilidade da operação presente, e de olho no futuro e nas próximas
    decisões do negócio. É uma facilitadora de decisões, que também pode ajudar a reunir dados para favorecer um financiamento ou até propiciar uma decisão de venda da empresa.
  • Consultorias de preços – Atua tanto no modelo de precificação dos produtos como em abordagens baseadas em análise de mercado e posicionamento comercial.
  • Consultorias de produção – formalmente focadas nos processos produtivos, matérias-primas e na entrega dos produtos, é o modelo que vai abordar todo o ciclo de manufatura, encontrando gaps para melhorias de processos e também de custos
  • Consultorias de controles financeiros – É o modelo que tende justamente a
    caminhar mais próximo do contador, trabalhando especificamente sobre o
    aspecto fiscal de produtos.
  • Consultorias de investimentos – Uma parceira para apoiar a tomada de decisão sobre novos investimentos, pensando tanto em investimentos financeiros omo investimentos de estrutura ou ampliação de atuação.

Como viabilizar uma consultoria financeira para sua empresa

Quando falamos do mercado de consultorias e na iniciativa de contratar uma consultoria, não podemos evitar o assunto de custeio deste trabalho.

É óbvio que uma consultoria financeira deverá melhorar custos e despesas,
aumentando margens e lucratividade – mas nem sempre o valor de investimento para este serviço está realmente disponível.

Pensando nisso, algumas empresas de consultoria, como a SOUF, pensaram em um modelo inteligente de cobrança para seus serviços, e nesta demanda surgiu o que foi batizado de consultoria autofinanciável.

Na consultoria autofinanciável, o valor à ser investido pelo trabalho da consultoria não precisa ser pago para começar a executar o serviço – o pagamento é feito por um percentual do valor de economia gerado para a empresa.

É um modelo sustentável, afinal você não precisa ter dinheiro para investir, mas apenas a oportunidade de melhorar processos e gerar economia nas contas – e, desta economia gerada, é feito o pagamento.

Um modelo inteligente, para um mundo cada vez mais dinâmico.

E agora, uma consultoria financeira se tornou mais viável para o seu negócio?


Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×