6 Sinais de que está na hora de contratar uma consultoria financeira.

No mundo empresarial, a contratação de consultorias diversas é algo que acaba sendo comum – especialmente a depender da mentalidade dos gestores, que podem observar como um investimento ou despesa. O fato é que em toda contratação é preciso existir uma expectativa de melhoria de alguma forma, ou até mesmo um cálculo que aponte o ROI do investimento.

E sem dúvida uma consultoria financeira é um dos modelos de consultoria onde é mais fácil medir o retorno sobre o investimento. Agora, como saber quando é o momento de fazer uma contratação?

É o que vamos explorar neste material, apontando 6 sinais claros de que está na hora de contratar uma consultoria financeira.

Quando devo contratar uma consultoria financeira?

#1 – Quando está tudo bem
Pode parecer estranho, mas um dos melhores momentos para se contratar uma consultoria financeira é justamente quando temos a sensação de que está tudo certo. Este é o tipo de situação em que o trabalho da consultoria pode detectar brechas não percebidas no financeiro, ou trabalhar de forma evolutiva, melhorando o cenário das despesas com propostas de melhorias.

#2 – Quando você suspeita de seus números.
Este é o momento lógico de contratação de uma consultoria financeira, afinal, neste cenário, o foco de trabalho está em colocar ordem na casa, e ajudar a estabelecer processos e procedimentos para manter a organização.

#3 – Quando se está tendo perdas desnecessárias – inclusive em termos de impostos.
É fato que uma empresa eficiente precisa ter o mínimo de perdas possíveis – mas eventos fora de nosso controle podem nos colocar em tal situação, e então um olhar externo pode ajudar a endireitar as atividades. Este é um ponto muito válido quando falamos de taxas e impostos, afinal uma busca constante do empreendedor é de encontrar as melhores formas de assegurar a
melhor lucratividade. (Tudo com ética, é claro!)

#4 – Em momentos de dificuldades financeiras
O histórico de atividades de algumas empresas pode passar por altos e baixos, especialmente em questão de finanças, então é importante contar com o suporte deum parceiro que lhe ajude a tomar decisões. O empreendedor gosta de crescer, então a necessidade de encolher acaba não sendo bem vista – mas, em alguns momentos, é preciso dar um ou dois passos para trás, que é apenas o impulso para um salto que pode ser dado logo mais a frente.

#5 – Quando existem processos ineficientes dentro do negócio
Como um parceiro de olhar holístico, a consultoria financeira pode ajudar a identificar dentro do quadro de processos do negócio quais daqueles estão consumindo mais recursos ou tempo do que é realmente necessário.

#6 – No momento da venda da empresa
Muitos empreendedores acabam alcançando um patamar de qualidade de trabalho com seu negócio ao ponto de ser assediado por grupos que queiram comprar a sua operação. O serviço da consultoria financeira neste caso está em fazer a melhor avaliação da empresa perante o mercado.

É interessante perceber que a consultoria financeira tem um papel importante em todo o processo do negócio, e não apenas nos momentos de dificuldades. Inclusive, é ainda mais interessante pensar que podemos fazer a contratação de uma consultoria financeira com custo zero – nós temos um artigo completo te mostrando como, basta clicar aqui. ( Como reduzir custos sem pagar por uma consultoria financeira)

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×