Consultoria Financeira Empresarial: O que é? O que faz? E quanto custa?
Vamos desvendar neste artigo o funcionamento de uma consultoria financeira empresarial, e falar
sobre algumas metodologias e formatos de trabalho.
Quem é do mundo dos negócios consegue compreender que existe basicamente duas formas de ganhar dinheiro: ganhe mais ou gaste menos.
E muitas empresas estão tão focadas no processo de ganhar mais, que acabam perdendo uma parcela relevante do seu faturamento com custos e despesas desnecessários.
Para isso foram criadas as consultorias financeiras.
Mas, afinal, o que faz uma consultoria financeira empresarial? E principalmente: Quanto custa?
A consultoria financeira na prática
Uma das máximas de qualquer metodologia de alta performance dita que você precisa fazer as coisas de forma mais eficaz e eficiente – e não se tratando apenas da execução das tarefas de um negócio.
O fato é que muitas empresas têm em sua expertise o maior capital.
Diversas empresas já foram compradas e vendidas simplesmente pelo valor intelectual que elas detinham – um dos maiores exemplos disso foi a compra da divisão de computadores da IBM pela chinesa Lenovo.
E parte fundamental da inteligência de um negócio, e do valor de eficiência e eficácia, está em manter bons custos e processos impecáveis.
Esta é basicamente um dos pontos essenciais de uma boa consultoria financeira: atacar sobre a estrutura de custos de um negócio.
Mas as possibilidades de economia não estão limitadas apenas à estrutura produtiva – o impacto nas contas pode envolver toda a estrutura do negócio.
Quando falamos de melhorar custos e despesas, além de otimizar processos, inevitavelmente estamos falando de inteligência de negócio.
Em essência, portanto, a consultoria financeira vai trabalhar para potencializar a inteligência de atuação do negócio, tornando-o mais eficiente, e consequentemente mais econômico.
Metodologia de consultoria financeira nas empresas
E as metodologias aplicadas para este tipo de trabalho são as mais diversas, e vão muito além de praticar reduções de custos isoladas. O trabalho da consultoria financeira envolve:
● Benchmarking
● Análise de oportunidades
● Mapeamento interno de custos
● Melhoria de processos
● Indicadores de desempenho
● Strategic sourcing
● Além de outros modelos.
Perceba, também, como o foco não está em economizar a todo custo – é preciso usar de estratégia e inteligência administrativa para melhorar custos ao mesmo tempo que se melhoram os processos.
Afinal, que melhoria seria feita se, no processo, fossem geradas novas demandas, que custariam mais capital humano – por exemplo? Não faria sentido.
Então o trabalho da consultoria financeira é um trabalho holístico, e que deve analisar e reduzir custos sem comprometer o modelo atual, e, quando possível, modificando para melhorar.
E quanto custa os serviços?
Se pensarmos na relação de benefício ao contratar uma consultoria financeira, uma eventual redução de custos rapidamente tornaria o investimento viável.
Faz muito sentido: você paga, mas economiza, e então o investimento é pago pela economia.
Agora, o que faz ainda mais sentido é tratar o processo da mesma forma que uma linha telefônica pós-paga.
Veja: Na linha pós-paga, você contrata o serviço, e paga após um período, de acordo com o seu consumo.
Então imagine como seria impactante contratar uma consultoria financeira, e fazer com que o pagamento da consultoria provenha da própria economia que ela prover ao negócio.
Este é o modelo que tem sido chamado de consultoria financeira autofinanciável, afinal não existe investimento inicial, e o valor do serviço é cobrado com base na economia gerada. (ARTIGO: Como reduzir custos sem pagar por uma consultoria financeira)
Este é hoje o modelo atuante da SOUF, uma consultoria focada na inteligência em redução de custos e despesas.
Confesse: você não chegou a este conteúdo pensando que a consultoria financeira poderia ficar praticamente de graça!
Vale a pena pensar e pesquisar antes de fazer a contratação da sua consultoria financeira – mas definitivamente o modelo autofinanciável faz sentido.