Como a otimização de processos pode tornar sua empresa mais competitiva.

Em um mercado cada vez mais acirrado, a disputa por clientes e posicionamento é cada vez mais dura. Nesse cenário, a otimização de processos tem o potencial de tornar empresas mais competitivas, aumentando suas chances de sucesso.

Isso ocorre porque, uma vez que os processos de uma companhia ganham eficiência, ela se torna capaz de produzir mais, gastando menos, o que lhe permite prestar um atendimento ainda melhor para seus clientes.

Levando esses fatos em consideração, é fácil perceber a importância da otimização de processos para sua empresa, continue a leitura e aprenda mais sobre ela e descubra como implementá-la em seu negócio.

Conceito de otimização de processos

A otimização de processos pode ser descrita como a prática de estudar todos os processos, e procedimentos, que uma empresa utiliza em sua operação, com a finalidade de torná-los mais eficientes.

Na prática, adotar a otimização de processos significa escolher um determinado processo da empresa e estudar cada uma de suas etapas. Depois que esse “mapeamento” é feito, o gestor tem a possibilidade de observar seus pontos falhos e eficientes.

O objetivo dessa tarefa é eliminar as falhas produtivas e elaborar estratégias para que as atividades eficientes passem a apresentar resultados ainda melhores.  

Resultados da otimização de processos

Uma vez que os processos de uma empresa são otimizados, eles podem ser feitos em períodos mais curtos de tempo, o que aumenta a produtividade da empresa e ainda permite que os colaboradores sejam alocados em funções mais estratégicas para o negócio.

Portanto, a otimização de processos tem o potencial aumentar a rentabilidade de uma empresa tanto pelo aumento natural em sua produtividade quanto pela melhor alocação de seus colaboradores, e do uso mais inteligente de seu tempo.

Como implementar a otimização de processos

Por mais útil que seja a implementação de processos, resultados não podem ser auferidos se ela não for executada corretamente. Continue lendo e descubra como implementar a atividade.

Mapeamento de processos

Como o objetivo da otimização de processos é justamente tornar os processos de uma empresa mais eficientes, o primeiro passo é conhecê-los a fundo.

Para que tal tarefa seja devidamente executada, é necessário selecionar um time para monitorar todos os processos e procedimentos da empresa e elaborar um fluxograma sobre eles.

É possível alocar pessoal da empresa, mas direcionar  esse serviço para uma empresa especializada aumenta suas chances de sucesso.

Tomada de decisões  

Uma vez que os processos da empresa estão devidamente mapeados, é hora de estudá-los a fundo em busca de seus pontos de falha e sucesso. Assim que são identificados, a gestão deve tomar decisões para eliminar os gargalos da empresa.

Assim como no mapeamento de processos, uma consultoria especializada pode prestar auxílio neste momento, com orientações e sugestões, todas embasadas em sua experiência e qualificação.

Capacitação de colaboradores

Assim que a gestão da companhia decide quais mudanças devem ser feitas em seus processos, se faz necessário comunicá-las aos colaboradores da empresa e prestar a eles o treinamento para que coloquem em prática as novas estratégias de atuação.

É importante que os funcionários entendam que as atualizações no processos tem o objetivo de tornar a empresa mais produtiva e de facilitar seu trabalho.

A otimização de processos é uma das ferramentas mais úteis para o gestor que deseja tornar sua empresa mais rentável e produtiva. Ela apresenta um desempenho ainda melhor quando aplicada junto a outras estratégias.

Entre essas estratégias, que devem ser utilizadas junto a otimização de processos, podemos citar a renegociação com fornecedores, leia este artigo e descubra como executá-la corretamente!

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×