Renegociação com fornecedores, como ter sucesso sem perder a qualidade do produto!

Quanto a redução de custos, um dos pontos mais importantes, capaz de reduzir de forma significativa os gastos de uma empresa e aumentar sua rentabilidade, é a relação com os fornecedores.

Em busca de uma situação mais confortável para uma empresa, é importante que seu gestor busque sempre por melhores condições. Esse cuidado também deve ser tomado em relação aos insumos e matérias-primas que ele adquire.

É possível, porém, que frente a uma relação antiga com um fornecedor, o gestor tenha o receio de perder acesso a um produto de qualidade, que sua empresa conhece muito bem.

Para resolver esse problema, preparamos este conteúdo para que você aprenda como fazer a renegociação com fornecedores sem perder a qualidade do produto. Continue a leitura e descubra como obter sucesso nessa tarefa!

Tenha confiança para negociar

A timidez, e a ausência de confiança, afetam a vida das pessoas em diversas áreas. Estes efeitos podem ser visto desde a dificuldade em encontrar um emprego a problemas com a renegociação com fornecedores.

É importante que a pessoa responsável por lidar com fornecedores tenha a confiança para buscar uma redução de preços e pedir melhores condições para sua empresa. Por incrível que pareça, mesmo gestores e empresários podem encontrar dificuldades nessa área.

Um meio para evitar esse problema é colocar uma pessoa com habilidades de negociação para lidar com os fornecedores, terceirizar o serviço para consultorias especializadas é uma solução.

Identifique a verdadeira demanda de sua empresa

Outro erro grave, mas que costuma ser cometido com frequência, é o de buscar uma renegociação com fornecedores sem conhecer a verdadeira demanda da empresa.

Sem essa informação é difícil estipular um acordo vantajoso para as duas partes, em que a empresa se compromete em adquirir um certo número de bens em troca de um desconto.

Uma vez que o gestor não tem em mãos uma projeção do uso de matérias-primas para sua operação futura, ele corre o risco de comprar um número elevado demais e ter custos com armazenamento e desperdício de matérias.

Portanto, antes de entrar em contato com os fornecedores, o gestor deve mapear a quantidade de insumos em seu estoque, e avaliar tanto o seu gasto quando a necessidade de adquirir novos produtos.

Desse modo, a renegociação pode resultar de fato em uma redução de custos, e não em mais prejuízos e custos ocultos.

Estude o mercado e conheça o valor real das matérias-primas

Mais um cuidado essencial, para o responsável por negociar com fornecedores, é o de estudar o mercado e conhecer os preços que estão sendo cobrados pelos insumos que precisa adquirir.

Tomando tal atitude, o gestor tem a possibilidade de averiguar se de fato existe espaço para uma renegociação, e tem mais conteúdos para usar como argumentos, no momento em discutir a redução de preços, ou um aumento no prazo de pagamento.

Conte com serviços qualificados

Por mais que todos os procedimentos citados até aqui sejam fundamentais para que uma negociação com fornecedores seja bem-sucedida, é preciso ressaltar que eles fogem da área de especialização de muitas empresas.

Capacitar funcionários, ou mesmo contratar novos colaboradores, para lidar com essa atividade tende a ser custoso. Uma solução mais econômica e terceirizar o serviço.

Uma consultoria em redução de custos tem a expertise para otimizar a renegociação com fornecedores e ainda pode indicar outros pontos em que a empresa pode cortar gastos sem reduzir a qualidade de seus produtos e serviços.

Entre as estratégias para a redução de custos, a renegociação com fornecedores se destaca como uma das mais eficientes. Para que ela seja colocada em prática corretamente, porém, é importante que seja acompanhada por profissionais capacitados.

Contar com profissionais capacitados também é importante para realizar a análise de custos para sua empresa, leia este artigo e descubra porque terceirizar a tarefa é uma boa opção.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×