O perigo dos custos ocultos! Descubra como eles afetam o caixa de sua empresa!

Não é um exagero alegar que o maior pesadelo, de todo o empreendedor, é levar sua empresa a falência. Para que tal evento não ocorra, existem diversas estratégias, tanto de redução de custos quanto de aumento de faturamento, que podem ser adotadas.

É preciso considerar, porém, que tão importante quanto conhecer as boas práticas é compreender e evitar as ações que prejudicam o negócio, reduzindo suas chances de sucesso.

Portanto, continue a leitura e descubra 4 atitudes que podem levar sua empresa a falência.

O que são custos ocultos?

Como foi dito, os custos ocultos são gastos, relacionados à operação da empresa, que não podem ser mensurados facilmente. Uma vez que estes gastos não são contabilizados, podem causar distorções no caixa da empresa e causar uma série de problemas.

É possível que, sem considerar esses gastos, o gestor acredite que a empresa que administra está em uma situação melhor do que ela realmente se encontra, e por isso use seus recursos de modo errado, prejudicando o caixa do negócio.

Uma situação deste tipo pode levar a empresa a falência, ou forçá-la a contrair crédito para honrar seus compromissos.

Outro problema muito comum é que a equipe de gestão observe gargalos em seu orçamento, rombos que não podem ser devidamente explicados. Parte desse prejuízo tende a ser causado pelos custos ocultos, que afetam o caixa sem serem percebidos.

Por fim, é importante ressaltar que os custos ocultos também tem um efeito negativo sobre a rentabilidade do negócio e, uma vez que identificá-los é uma tarefa árdua, a adoção de medidas de redução de custos, para eliminá-los, também é difícil.

O que fazer para identificar mapear os custos ocultos?

Para que os custos ocultos sejam identificados, abrindo espaço para que uma estratégia de redução de custos seja aplicada, é importante entender suas principais modalidades e as áreas em que eles costumam ocorrer com mais frequência.

Continue a leitura e aprenda como mapear os principais custos ocultos.

Produção

Este custo está atrelado principalmente à produção em excesso de um determinado produto, de modo que o estoque da empresa fica repleto de mercadorias não comercializadas.

Em primeiro lugar, existem os custos de armazenamento, entre eles podemos citar os gastos com espaço físico e com pessoal para sua guarda e manutenção. Outro custo importante diz respeito a oportunidade, pois a matéria prima poderia ser utilizada na fabricação de itens com maior demanda.

O caminho para que a redução de custos seja implementada passa por uma integração mais efetiva entre o setor de vendas e o de produção, de modo que a demanda e as projeções de venda, para cada produto, fique clara.

A partir dessa integração entre setores, o planejamento estratégico da companhia se torna mais eficiente, o que permite eliminar esse tipo de problema.

Desperdícios

É possível que os gastos com desperdícios estejam entre os maiores custos ocultos de uma empresa, isso ocorre porque seu escopo é muito amplo. Esse tipo de gasto engloba desde o uso irresponsável de insumos, como materiais de escritório, aos prejuízos com defeitos em matérias-primas e equipamentos.

Para eliminar essa categoria de custos ocultos, se faz necessário adotar uma política de conscientização entre os colaboradores da empresa, explicando a eles a importância de usar adequadamente seus recursos.

Além disso é preciso monitorar os insumos da empresa, para garantir sua validade e que estão devidamente protegidos. Acompanhar os equipamentos do negócio e realizar uma manutenção periódica, também é importante.

Transporte interno

A má organização do estoque, e dos equipamentos de uma empresa, pode gerar diversos custos de difícil mensuração, tanto financeiros quanto de tempo útil.

Um meio eficiente de reduzir esses custos e alocar os produtos de maior circulação próximo a saída de mercadorias. Esse cuidado permite que sejam transportados com maior rapidez e facilidade.

O posicionamento do maquinário também é muito importante, ele deve ser organizado em um local próximo das matérias-primas que fará uso, mas isso de um modo que não prejudique a movimentação de colaboradores.

Os custos ocultos tem o potencial para reduzir a rentabilidade de uma empresa e desorganizar seu caixa, levando a equipe de gestores a tomar decisões ruins. Por esse motivo, é importante que sejam mapeados e eliminados.

Para tornar a empresa mais rentável, outra atitude importante e aumentar seu nível de competitividade. Leia esse artigo e descubra como a otimização de processos pode ajudar nessa tarefa!

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×