4 motivos porque sua área financeira não consegue economizar

Nós, no papel de empresários, sempre teremos um olhar apreciativo para duas situações em nosso negócio: Faturamento alto e custos baixos.

É  claro que existe uma relação muito mais profunda entre custo benefício e custos baixos, que precisa ser considerada, mas algumas empresas parecem simplesmente não conseguir baixar a partir de um determinado patamar.

É neste momento que a presença de uma consultoria financeira faria toda a diferença no negócio – e, neste artigo, nós vamos explorar 4 razões pela qual a sua área financeira não consegue economizar mais do que já faz.

#1 – Porque tem o foco no dia a dia

O fato é que a área financeira de um negócio tem um papel bem mais administrativo do que investigativo.

Ou seja: a função principal da sua área financeira é de manter a empresa funcionando, e não de manter o pente fino dos números em ação constante.

A nossa recomendação é bastante clara: Mantenha a sua área financeira como um relógio bem ajustado, em pleno funcionamento, e dê espaço para os especialistas procurarem os pontos de melhoria que elevarão os seus resultados.

O que nos leva ao segundo ponto.

#2 – Porque não são especialistas em custos

Existe grande importância em saber onde se procurar – e é para isso que as
consultorias financeiras se especializam: para fazer este trabalho investigativo de forma eficiente.

Vamos pensar no seguinte exemplo: Se você joga futebol constantemente, tem certa habilidade, agora, se passar a jogar vôlei, certamente tomará algum tempo para se adaptar à um novo jogo.

Esta é a realidade da sua área financeira: eles estão jogando um jogo que conhecem, e o jogo de encontrar problemas financeiros não é a sua especialidade, por isso, uma ação interna tomaria muito mais tempo do que uma consultoria financeira pode fazer.

Inclusive, nós temos um artigo completo explicando sobre como as consultorias financeiras podem ser realmente ágeis trabalhando para o seu negócio, e você pode conferir este artigo clicando aqui. (Quanto tempo dura uma consultoria financeira? Como reduzir custos de forma rápida e eficaz)

#3 – Porque não conseguem arquitetar um plano de mudanças

Quando um problema ou oportunidade de economia é localizado, estamos diante de um claro cenário de mudança, onde nem sempre a sua área financeira estará apta à atuar.

Relembrando: a sua área financeira tem o foco no dia a dia, em manter o
funcionamento das engrenagens – e coloca-la na situação de estruturar um plano de mudança pode ser uma carga elevada.

#4 – Por medo de mudar processos

Nós temos algumas pérolas do mundo dos negócios que nem sempre se aplicam, apesar de serem consideradas, e uma delas certamente é a de que “time que está ganhando não se mexe” – mas também não melhora.

Como estamos falando de melhorias na área financeira, o trabalho externo se mostra mais imparcial e prático, afinal não existe uma relação da consultoria financeira com as rotinas do negócio, mas apenas o interesse de estabelecer a metodologia necessária para tornar o processo melhor e mais barato.

A melhor realidade que você pode ter no seu negócio é de ter uma área financeira muito competente no que faz, e as novas possibilidades e oportunidades podem muito bem ser administradas por uma consultoria financeira que esteja focada neste resultado.

Inclusive nós preparamos um artigo completo falando sobre a confiabilidade que se pode ter numa consultoria financeira, e como garantir que a consultoria financeira é confiável – confira o artigo completo clicando aqui.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×