Como a redução de custos protege seu negócio contra a crise?

Quando um cenário de crise se instala – seja no nosso mercado, dentro da empresa, ou na economia em geral, diversas medidas e decisões são tomadas na direção de manter a segurança a integridade do negócio.

Entretanto, como modelo contingencial, a redução de custos não costuma ser a primeira opção – enquanto deveria ser um exercício constante no negócio, digno de proteger seu negócio contra a crise.

Quer saber como usar a redução de custos pode proteger o seu negócio contra a crise.

Neste artigo nós vamos mostrar como uma cultura de redução de custos pode fazer toda a diferença na reação do seu negócio perante uma crise de qualquer escala.

Cultura de redução de custos

Não é surpresa que a lucratividade de um negócio vem do aumento de rendimentos e da redução de custos.

Agora, no momento de crise a primeira providência é a redução de custos – ou melhor dizendo, corte de despesas imediata, que pode revelar a falta de preparo e comportamento reativo da gestão.

E isso nos provoca a seguinte pergunta:

Você está pronto para agir na situação de uma crise – ou vai reagir?

Ação vem de preparo e estabilidade, que é a situação de conforto por compreender que você tem um lastro de segurança para tomar decisões de forma consciente.

Já a reação surge como uma resposta despreparada, de quem foi realmente pego de surpresa.

Então a sua contramedida para prevenção de crises precisa ser a criação de uma cultura de redução de custos – um exercício constante de busca pela melhoria contínua.

E por mais que deva ser feito um exercício interno na empresa, sempre haverão pontos cegos, em que nosso conhecimento não consegue alcançar.

Isso não é necessariamente um problema, mas a oportunidade de contar com especialistas em redução de custos atuando dentro do nosso negócio.

Desta forma, com um esforço interno constante, e o apoio de profissionais desconectados de nossa bolha de atuação, a cultura de redução de custos toma grandes proporções no negócio.

Redução de custos para combater a crise

Já dizia-se na época da escola que, “se a lição de casa está feita, não há com o que se preocupar”.

E como nós podemos traduzir este ditado para os negócios?

A lição de casa é manter um caixa saudável, que permita que a empresa tenha lastro suficiente para potenciais crises e imprevistos.

O negócio não pode ser suscetível à qualquer abalo – e o homem de negócios que opera nesta condição precisa criar este caixa.

E mais: quando a lição de casa está feita, e o negócio é atingido por qualquer tipo de crise, a redução de custos não é uma preocupação, porque já foi feita – e o caixa atingido com essa redução já está formado.

Cenário favorável para o caso de uma crise – e igualmente seguro para administrar no dia a dia: é o cenário perfeito.

E melhor que isso seria contar com medidas e ações de redução de custos completamente livre de custos, certo?!

Sendo uma especialidade da SOUF atuar com uma metodologia de redução de custos livre de custos, este é o cenário que você deve estar procurando – e para saber mais, basta solicitar o nosso contato.

Nós entendemos como o cenário de uma crise pode parecer aterrador – e é para isso que trabalhamos com antecedência no seu negócio.

E aí? Que tal sair na frente dos seus concorrentes e já começar a implementar um projeto de redução de custos?

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas – e conheça também as redes sociais da Souf, onde compartilhamos outros conteúdos para ajudar seu negócio.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×