Como reduzir custos sem pagar por uma consultoria financeira.
Não é segredo que vivemos a era dos serviços, e a cada dia surgem novas consultorias vendendo as suas especialidades com promessas de resultados espetaculares de seus serviços de consultoria financeira nas empresas.
Mas nem sempre a realidade é tão espetacular, e os resultados podem se tornar lentos – enquanto o serviço precisa ser pago antes mesmo de vermos resultados.
Então a nossa afirmação, diante deste cenário, é bem prática: Não contrate consultorias financeiras!
Vamos explicar neste artigo como extrair melhores resultados por um modelo diferente de consultoria, baseada no serviço autofinanciável.
Porque pagar antes de ter resultados?
Esta é realmente uma pergunta para se ter em mente, visto que não é uma prática comum no mercado:
Se você contrata um funcionário, ele vai começar a trabalhar, e gerar resultados dentro da empresa, antes mesmo de receber o primeiro pagamento – e no melhor dos cenários o trabalho deste funcionário gera lucratividade e compensa a sua contratação antes mesmo do primeiro contracheque.
Na teoria, é o melhor cenário, certo?!
E que tal trabalhar com consultorias nos mesmos moldes, que geram resultado, e depois recebem?
O mercado de consultorias financeiras focadas em redução de custos e aprimoramento de processos é o melhor mercado para colocar este modelo em teste, afinal, se a proposta é de reduzir custos, porque não reverter parte dessa redução como forma de pagamento?!
E então nos deparamos com esta realidade em ação no mercado, com a chamada consultoria autofinanciável.
O que é uma consultoria financeira autofinanciável?
Consultorias realmente comprometidas em gerar resultado rápido deveriam provar seu talento com o modelo autofinanciável de pagamento.
O método é bastante simples: a Consultoria entra na empresa, faz as análises, propõe melhorias e acompanha a transição do trabalho para o modelo mais econômico – e recebem como pagamento uma parcela do valor gerado como economia.
Então, na prática, não existe investimento para esses serviços de consultoria financeira autofinanciável.
Uma metáfora que poderíamos usar para ilustrar este método de trabalho é pensando no trabalho de um encanador, que vai consertar os furos do seu encanamento, e deseja ser pago com a economia que você tem na conta de água.
Hoje este é o modelo operante aqui na SOUF, onde o pagamento da SOUF é feito apenas quando o resultado de economia é realizado na prática.
E pode ter certeza de que é bem mais satisfatório não ter que pagar pela consultoria, mas apenas compartilhar o resultado de economia.