Como blindar as finanças da empresa contra crise?

Em tempos de graves crises que oferecem riscos reais para nossos negócios, toda medida de proteção que nossa estrutura possa criar é um ponto a favor da sobrevivência e prosperidade do negócio.

E não há dúvidas de que o setor que tem mais impacto numa situação de crise certamente é o financeiro – e é justamente onde devemos colocar mais esforço, para blindar as finanças da empresa.

Como nós podemos fazer isso?

Neste artigo nós vamos mostrar algumas das possíveis medidas para blindar as finanças da empresa, se tornando uma estrutura capaz de vencer qualquer crise.

Voltando ao básico de um negócio

Parece um caminho simples demais abordar métodos para blindar as finanças da empresa através dos básicos – mas a realidade é que, em nosso dia a dia, e em contato com tantos assuntos, podemos perder de vista a noção mais básica de um negócio.

E que conceitos básicos são estes?

Simples: a empresa deve ganhar mais e gastar menos – este é um dos conceitos primordiais da gestão de um negócio.

E é claro que ganhar mais pode ser um assunto fora de contexto quando estamos no meio de uma crise – mas gastar menos, dentro do que é correto, sempre é uma opção viável.

Contudo, não estamos falando da situação de estar no olho do furação – mas sim de blindar as finanças da empresa para não se abalar com outras possíveis crises.

(Crises estas que sempre vão existir.)

Ganhar mais é o constante processo de melhoria, aprimoração, extensão de linha de produtos e criação de novas soluções para a qual todo negócio precisa estar atento – mas o verdadeiro gap em que a maioria das empresas falha é nas finanças.

Por isso é importante que um negócio esteja em constante observação sobre seus custos e despesas – contratando os serviços necessários, quando for o caso, como uma consultoria que possa ajudar com este assunto.

E o melhor dos cenários é não pagar nada por isso, certo?! E por isso você não deve deixar de ler o nosso artigo sobre Como viabilizar uma consultoria financeira para o seu negócio – E você vai perceber que a consultoria pode sair de graça!

Blindar as finanças da empresa na prática

Vamos, portanto, falar sobre algumas práticas importantes para blindar as finanças da empresa contra crises – e inevitavelmente nós precisamos falar sobre provisão e prevenção.

Provisão é, inclusive, um conceito bíblico vindo de Salomão, que observava a capacidade das formigas de gerar provisão para o inverno, e aprendeu este importante conceito financeiro que é tão desvalorizado.

Para trazer isso para um conceito mais prático, eu gosto de citar um comentário que o Erico Rocha, um dos grandes nomes do marketing digital, e também empresário, citou certa vez sobre se preservar financeiramente – e para isso ele usou um exemplo:

“Se baixar um decreto que a sua empresa não pode vender seja lá o que ela venda, quanto tempo a sua empresa dura com exatamente o mesmo quadro de funcionários e despesas?”

Este é o tipo de pensamento que o empresário precisa ter – afinal, não existe maior prevenção financeira do que ter dinheiro em liquidez.

Liquidez é importante, porque mesmo que você tenha bens, num momento de crise isso pode demorar para ser vendido e virar recurso líquido.

Naquela ocasião, Erico Rocha afirmou que teria caixa para manter sua empresa ativa no mesmo cenário por 2 anos.

Imagine o que é ter 24 meses de reserva financeira líquida – e o que isso poderia fazer pelo seu negócio, certo?!

É o momento de blindar as finanças da empresa para que você não corra o mesmo risco – e é inevitável afirmar que uma ótima forma de ter dinheiro em caixa é não deixar o dinheiro ser perdido.

Neste cenário, economizar e evitar desperdícios é fundamental para garantir a sobrevivência da sua empresa, independente da crise que vier.

E você? Como está a reserva financeira do seu negócio? Por quanto tempo sua empresa é capaz de se manter sem faturamento?

Bom momento para estar preparado!

E se quiser saber mais sobre otimização de processos e custos, não deixe de seguir o Instagram da Souf.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×