Como aprender com a crise, e tirar algo positivo para os negócios.
Crises não são um cenário positivo por si próprias, e definitivamente são situações indesejadas que geram muito prejuízo, medo e insegurança.
Contudo, as crises também poder ser grandes professores, e depois dos tempos mais difíceis nós podemos aprender com a crise, tirando lições e oportunidades positivas para aumentar os lucros da empresa.
Quer saber como você pode aprender com a crise e transformar o seu negócio?
Neste artigo nós vamos falar um pouco das oportunidades escondidas em grandes crises, e como você pode sair mais forte da crise do momento.
Tirando ouro da vala aumentar os lucros da empresa
Não sei se você já percebeu como coisas belas e significativas são cuidadosamente colocadas no mundo para nos dar algumas lições.
É assim com a lótus que nasce no meio do pântano, e também para o ouro, que é tirado das mais profundas valas de lama.
Uma demonstração de como existem oportunidades em meio a crises – e como podemos aprender com a crise que se apresenta para nós, em qualquer situação.
E não que seja confortável – realmente não é, mas a transformação também não é natural, e nós precisamos viver pequenos sofrimentos para viver transformações, em qualquer área da vida.
O mundo já experimentou isso diversas vezes.
Grandes inovações e revoluções vieram depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo – e de jeito nenhum queremos falar dos impactos negativos da Guerra, mas sim de olhar para as oportunidades que saem dos problemas que temos.
Portanto, mais do que o olhar de sobrevivente que devemos ter com o nosso negócio sendo impactado, nós estamos diante de oportunidades de aprender com a crise, lugar de reinvenção e mudança de comportamentos, hábitos e costumes, em que podemos aprender a surfar para os próximos períodos do nosso negócio.
Balançando a pirâmide
Não sei se você se lembra das aulas de sociologia, mas certamente você se lembra de algo sobre a Pirâmide de Maslow, que é um conceito que ordena as necessidades humanas.
Portanto, se olharmos para a base da pirâmide, ali estão a fisiologia, que é a necessidade de alimentação, e a segurança em segundo lugar.
Uma crise é justamente um abalo que sacode esta base da pirâmide, abalando nossas necessidades básicas.
Portanto, o primeiro ponto que o seu negócio precisa ver é a necessidade de ter uma base fortalecida – o que não existe tanto segredo: você o faz com um caixa reforçado.
Cortes de custos e redução de despesas é a sua obrigação número um, para fortalecer a base do seu negócio – e dar espaço para a inovação que pode surgir numa crise, mas que acaba abafada por condições financeiras desfavoráveis.
Portanto, o seu olhar para aprender com a crise deve começar na base da pirâmide, para depois observar o mercado e os novos comportamentos.
Coisas vão mudar – para onde o mercado vai? – É lá que o seu negócio deve estar.
Seja em novas mecânicas comerciais, ou até mesmo em novos produtos e serviços – pessoas precisarão de ajuda, e cabe ao seu negócio se tornar o porto seguro das pessoas que dependem das suas soluções para ter uma vida cada vez melhor.
Não é a política que muda uma sociedade, mas sim os negócios que a sustentam – e o poder está nas empresas.
Pense nisso. Cuide das pessoas. Pense no futuro.
Certamente existe um lugar ao sol para os negócios que levantarem a cabeça, e conseguirem olhar a frente.
Você já está na página da Souf no Facebook? Estamos criando uma comunidade de empresas que dizem não ao desperdício, e aprendem a reduzir despesas sem perder qualidade. Siga-nos no Facebook.