O que faz uma consultoria financeira? E quanto custa?

Quem é do mundo dos negócios consegue compreender que existe basicamente duas formas de ganhar dinheiro: ganhe mais ou gaste menos.

E muitas empresas estão tão focadas no processo de ganhar mais, que acabam perdendo uma parcela relevante do seu faturamento com custos e despesas desnecessários.

Para isso foram criadas as consultorias financeiras.

Mas, afinal, o que faz uma consultoria financeira? E principalmente: Quanto custa?

Vamos desvendar neste artigo o funcionamento de uma consultoria financeira, e falar
sobre algumas metodologias e formatos de trabalho.

A consultoria financeira na prática

Uma das máximas de qualquer metodologia de alta performance dita que você precisa fazer as coisas de forma mais eficaz e eficiente – e não se tratando apenas da execução das tarefas de um negócio.

O fato é que muitas empresas têm em sua expertise o maior capital.

Diversas empresas já foram compradas e vendidas simplesmente pelo valor intelectual que elas detinham – um dos maiores exemplos disso foi a compra da divisão de computadores da IBM pela chinesa Lenovo.

E parte fundamental da inteligência de um negócio, e do valor de eficiência e eficácia, está em manter bons custos e processos impecáveis.

Esta é basicamente um dos pontos essenciais de uma boa consultoria financeira: atacar sobre a estrutura de custos de um negócio.

Mas as possibilidades de economia não estão limitadas apenas à estrutura produtiva – o impacto nas contas pode envolver toda a estrutura do negócio.

Quando falamos de melhorar custos e despesas, além de otimizar processos, inevitavelmente estamos falando de inteligência de negócio.

Em essência, portanto, a consultoria financeira vai trabalhar para potencializar a inteligência de atuação do negócio, tornando-o mais eficiente, e consequentemente mais econômico.

E as metodologias aplicadas para este tipo de trabalho são as mais diversas, e vão muito além de praticar reduções de custos isoladas. O trabalho da consultoria financeira envolve:

● Benchmarking
● Análise de oportunidades
● Mapeamento interno de custos
● Melhoria de processos
● Indicadores de desempenho
● Strategic sourcing
● Além de outros modelos.

Perceba, também, como o foco não está em economizar a todo custo – é preciso usar de estratégia e inteligência administrativa para melhorar custos ao mesmo tempo que se melhoram os processos.

Afinal, que melhoria seria feita se, no processo, fossem geradas novas demandas, que custariam mais capital humano – por exemplo? Não faria sentido.

Então o trabalho da consultoria financeira é um trabalho holístico, e que deve analisar e reduzir custos sem comprometer o modelo atual, e, quando possível, modificando para melhorar.

E quanto custa os serviços?

Se pensarmos na relação de benefício ao contratar uma consultoria financeira, uma eventual redução de custos rapidamente tornaria o investimento viável.

Faz muito sentido: você paga, mas economiza, e então o investimento é pago pela economia.

Agora, o que faz ainda mais sentido é tratar o processo da mesma forma que uma linha telefônica pós-paga.

Veja: Na linha pós-paga, você contrata o serviço, e paga após um período, de acordo com o seu consumo.

Então imagine como seria impactante contratar uma consultoria financeira, e fazer com que o pagamento da consultoria provenha da própria economia que ela prover ao negócio.

Este é o modelo que tem sido chamado de consultoria financeira autofinanciável, afinal não existe investimento inicial, e o valor do serviço é cobrado com base na economia gerada. (ARTIGO: Como reduzir custos sem pagar por uma consultoria financeira)

Este é hoje o modelo atuante da SOUF, uma consultoria focada na inteligência em redução de custos e despesas.

Confesse: você não chegou a este conteúdo pensando que a consultoria financeira poderia ficar praticamente de graça!

Vale a pena pensar e pesquisar antes de fazer a contratação da sua consultoria financeira – mas definitivamente o modelo autofinanciável faz sentido.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos falar sobre seu negócio?

Clique abaixo para conversarmos.

×